quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Como possuir Lissu (Gambit), de Ronald Neame (1966)

Enquanto aguardo passar os três meses que 'ganhei' do YouTube, não estou mais postando no canal do YT e apenas aqui no blog. O YT tem determinadas regras injustas para o youtuber, especialmente em relação a publicação de filmes. Uma delas é você publicar um filme, que o YouTube não bloqueia e informa que não há direitos autorais, mas algum tempo depois, aparece um real detentor do copyright e aciona o YouTube para remover o filme. Em vez de simplesmente remover o file, o YT dá um strike em seu canal. Depois que seu canal tem apenas 3 strikes, seu canal é extinto, removido totalmente, sem choro e nem vela. Já estou com 2 strikes, então qualquer um novo caso aparecer, o YT vai derrubar o canal, não importa se você tem 300, 600 inscritos. Estou, de certa forma, contribuindo com o entretenimento aos usuários do YouTube e não estou ganhando nada com isso. Só depois de 1.000 inscritos é que vc consegue monetizar seu canal.
E para zerar seu strike, demoram-se 3 meses.


Vamos ao primeiro filme hoje.

É "Como Possuir Lissu" (Gambit), do diretor Ronald Neame, de 1966.

Enredo: O ladrão Harry Dean (Caine) precisa de Nicole, uma dançarina de Hong Kong, para ajudá-lo no roubo perfeito.  Com um pouco de maquiagem e outras roupas, Nicole irá se parecer muito com a esposa falecida do magnata Sr. Shahbandar (feito pelo ótimo Herbert Lom). Enquanto Shahbandar estiver distraído pela hipnotizante Nicole, Harry irá executar o roubo de um artefato caríssimo debaixo do nariz do ricaço. Mas até mesmo os planos mais perfeitos  podem dar para trás.

Com: Shirley MacLaine, Michael Caine, Herbert Lom, Roger C. Carmel e Arnold Voss.

Curiosidades (by IMDb)

Shirley MacLaine só começa falar depois de vinte e nove minutos de filme.

O primeiro rascunho de roteiro foi escrito por Bryan Forbes em 1960, quando a estória era feita mirando a presença de Cary Grant. Ele acabou saindo do projeto, que sofreu várias mudanças. Foi decidido que para fazer a garota principal seria Shirley MacLaine. Depois de vê-lo em “Ipcress File” (Ipcress, Arquivo Confidencial), de 1965, ela sugeriu Michael Caine como protagonista.

Gambit ou gambito é uma jogada de xadrez em que você entrega um peão em troca de alguma vantagem posicional no jogo.

A cerca de uma hora e quinze minutos do filme, você poderá ouvir, na cena do restaurante, a música “Strangers in the Night”, uma das minhas preferidas de Frank Sinatra e que havia sido lançada naquele ano, mas em outro filme.

Quando Harry oferece a Nicole o valor de 5,000 dólares para uma proposta, esse valor hoje seria um pouco mais de $40.000 dólares.

Michael Caine e Roger C. Carmel
Roger C. Carmel, o famoso e icônico Mudd da série “Jornada nas Estrelas”, a série clássica, interpreta um dos papeis principais, Ram.
Há outros três atores e uma atriz que também fizeram papéis em Jornada. Um bem fácil de lembrar é John Abbott, que aparece vendo Shirley de binóculo. Os outros dois são Arnold Moss (Abdul), Vic Tayback e Tanya Lemani.

Atrás da mesa de Shahbandar, dá pare ver um pintura de Picasso, o estudo de uma cabeça de um jovem em preto e branco e à direita, um retrato de uma mulher, provavelmente um Renoir.

Filme indicado a três prêmios da Academia e três Globos de Ouro. Melhor atriz, melhor ator, melhor filme, melhor direção de arte, figurino e som.

Trilha sonora de Maurice Jarre.

Veja o filme pelo link abaixo:
https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0acki9BCIsJ0ktcsw?e=AOF2sH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...