domingo, 20 de setembro de 2020

Aventuras do Padre Brown (Father Brown), com Alec Guiness (1954)

Dirigido por Robert Hamer

Com Alec Guiness (Padre Brown), Peter Finch (Gustave Flambeau), Joan Greenwood (Lady Warren), Bernard Lee (Inspetor Valentine) e Cecil Parker (Bispo).

O detetive amador Padre Ignatius Brown desafia seu Bispo e decide transportar a um Congresso Eucarístico em Roma uma relíquia sagrada da sua igreja, uma cruz que uma vez pertenceu a Santo Agostinho, em vez de permitir planos mais elaborados. Há um temor que Gustave Flambeau, um ladrão profissional de objetos de arte possa estar querendo roubar a cruz.

Na viagem de trem, ele suspeita de um companheiro de viagem, um tal de Sr. Dobson, que Brown rapidamente percebe que ele não é um vendedor de carros que ele diz ser. Ele fica amigo de um outro padre, a quem ele confia.

Depois que Flambeau consegue fugir, roubando a cruz, Brown se recusa a trabalhar com a polícia, insistindo que ele quer salvar a alma do ladrão e não o colocar na prisão. Com a ajuda de sua amiga Lady Warren, Padre Brown cria uma armadilha para Flambeau, mas Brown percebe que seu trabalho está apenas começando.

A grande interpretação de Brown por Alec Guiness, com o um jeito meio desligado, inclinado a acidentes, mas afável com todos pode ter sido inspiração para vários papéis de Peter Sellers, inclusive o seu mais famoso, Inspetor Clouseau.

Sir Alec Guiness foi encontrado vestido de padre enquanto caminhava para casa pelo interior da França. Um garoto correu até ele, gritando “Mon père! Mon père” (Meu Padre, Meu Padre). Guiness não falava francês, então ele não poderia corrigir o garoto pelo engano, mas ficou tocado que o garoto o tenha ligado imediatamente à ideia de que ele era um padre. Logo depois que o filme estreou, Guiness se converteu ao Catolicismo.

O Santo Agostinho, referenciado no filme, não é o famoso Santo Agostinho, um bispo e teólogo que viveu no século 4,5 depois de Cristo na província romana da Numídia, na África. O filme se refere ao Santo Agostinho de Canterbury, conhecido como o Apóstolo dos Ingleses. Ele era um abade em Roma e foi comissionado pelo Papa Gregório em 596 A.D. para liderar uma missão para a Inglaterra com seus monges para batizar as tribo anglo-saxões, onde a Igreja tinha perdido espaço muitos anos antes, depois da retirada das legiões romanas da Bretanha. Na primeira tentativa, não conseguiram ultrapassar o canal e Santo Agostinho voltou para Roma. Na segunda tentativa, ele e seus monges finalmente chegaram à Inglaterra em 597 A.D. Santo Agostinho estabeleceu sua missão em Canterbury, Kent, e se tornou o primeiro bispo e o chefe da igreja local.

O filme é baseado em partes no conto “The Blue Cross” do escritor G.K. Chesterton (1874-1936), publicado em 1910.

A parábola sobre a mulher a cebola, que Padre Brown relata a Flambeau é da obra “Os Irmãos Karamazov” de Fiodor Dostoievsky.

Este filme foi postado aqui em agosto de 2012, com a tradução das legendas por mim. Agora estou postando novamente em um novo link para assistir ou download:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0aegGo5srVRCOVots?e=o1NC2J



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...