sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Desafio à Corrupção (The Hustler), de Robert Rossen (1961)

Eddie Felson é um jogador de bilhar, com muito talento, mas atitudes autodestrutivas. Sua arrogância o faz desafiar o lendário “Minnesota Fats” para partida. Mas ele perde em uma grande maratona. Quebrado e sem seu antigo gerente, Felson encara uma batalha para ganhar de volta a sua confiança e seu jogo. Estando no fundo do poço, ele concordar em se juntar a um novo gerente, Bert Gordon. Gordon concorda em empresariar Eddie, mas este logo percebe que chegar ao topo pode custar sua alma e talvez sua namorada. O que ele irá decidir? 

Direção de Robert Rossen.
Com: Paul Newman, Jackie Gleason, Piper Laurie, George C. Scott como Bert Gordon,Murray Hamilton como Findley, Michael Constantine como Big John e Jake LaMotta (como um atendente de bar).

Paul Newman e Jackie Gleason
Paul Newman e Jackie Gleason fizeram grande amizade no set. Newman, achando que já estava bom no bilhar, desafiou Gleason em um jogo, apostando 50 dólares (um pouco mais de US$400 nos dias de hoje). Newman começou jogando e depois foi a vez de Gleason, que encaixou 15 bolas e Newman não teve vez. No dia seguinte, Newman pagou Gleason o valor em notas de centavos.

Todas as partidas no filme foram feitas pelos atores, Paul Newman e Jackie Gleason, exceto uma jogada em que duas bolas vão para o mesmo buraco, que foi feita por um jogador profissional, Willie Mosconi, campeão mundial.

Piper e Newman
Piper Laurie não fez outro filme nos 15 anos seguintes. Devotando seu tempo para o casamento e sua filha. Ela voltou às telas em Carrie, a Estranha (1976), ganhando sua segunda indicação ao Oscar.

Paul Newman não era um grande jogador de bilhar antes desse papel. Ele teve que comprar uma mesa e começar a treinar muito e melhorar o seu jogo. Ao contrário de Jackie Gleason, que já era um jogador muito bom e fez quase todas as cenas de jogo.

O boxeador Jake LaMotta faz uma ponta como um dos muitos atendentes de bar. Sua única fala é " A conta” e ele diz por 3 vezes.

Foi um dos primeiros filmes de Hollywood que começa sem os créditos iniciais.

George C. Scott recusou a indicação ao Oscar como Melhor Ator Coadjuvante, porque ele não acreditava em atores competindo entre si, a menos que estivessem fazendo exatamente o mesmo papel.

Segundo a editora Dede Allen, uma cena inteira foi eliminada, depois de muita discussão entre ela e o diretor Robert Rossen.
Mesmo concordando que a cena, um discurso feito por Paul Newman na sala de bilhar, foi possivelmente a melhor parte de sua atuação, eles tiveram que tirar, porque a cena não encaixava com a estória. Newman, mesmo sendo indicado ao Oscar, depois disse que essa cena apagada muito provavelmente lhe custou o prêmio da Academia.

Há uma cena em que George C. Scott sussurra para Piper Laurie, mas ela não soube o que ele quis dizer, porque havia sido muito baixo para ela ouvir. Ela depois perguntou para Scott, que disse que realmente não disse nada em especial. Ele achou que qualquer coisa que ele dissesse não seria tão forte como a sua imaginação pudesse criar.

Quando Eddie se prepara para sua primeira partida com Minnesota, seu gerente senta em frente de um poster, que mostra Willie Mosconi, campeão mundial por 14 vezes, de 1941 a 1957. Cerca de 10 minutos depois, o próprio Willie faz uma ponta no filme como a pessoa que segura o dinheiro da aposta da partida.

O filme foi fotografado por Eugen Schufftan, que tinha inventando um processo de efeito ótico, que usava espelhos para criar fundos. O filme também foi filmado em CinemaScope, um processo de tela larga geralmente reservado para grande épicos e filmes de ação.

Filme indicado a várias categorias no Oscar, ganhador do BAFTA e indicações no Globo de Ouro. Ganhou Oscar por Melhor Cinematografia e Direção de Arte.

A champagne que Findley bebe no final do seu jogo com Felson, quando ele está na mesa pagando Gordon é uma Moet & Chandon Brut Imperial.

Veja o filme pelo link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1mfRX5lpzZmXthGr5Q2ESGv5y9zoc-Lyr/view?usp=sharing

Compartilhem e contribuam para o blog!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário