segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Os Sete Rebeldes (Kiru) , de Kihachi Okamoto (1968)

Sete jovens samurais matam um magistrado corrupto sob ordens do chefe do clã, Ayuzawa, acreditando que estavam fazendo o seu dever, para a honra do seu clã. Mas quando eles descobrem que Ayuzawa estava apenas usando eles, e que agora ele está querendo limpar as coisas, a única esperança deles recai no enigmático Genta e no forte ex-fazendeiro Tabata.

Assim começa “Kill!” ou "Kiru" ou "Os Sete Rebeldes" de Kihachi Okamoto, baseado no mesmo texto do filme Sanjuro de 1962, de Kurosawa, estrelado por Toshiro Mifune e também por Tatsuya Nakadai.

A estória central é interessante, colocando frente a frente a coragem e o idealismo dos sete jovens contra a desonestidade crua de Ayuzawa. São homens, que apesar da inexperiência e inocência estão comprometidos à sua causa e preparados para morrer por ela, se necessário.

O personagem mais interessante é Genta. Ele não tem conexão nenhuma com os sete e nenhuma razão para estar envolvido. Mas a partir do momento em que ele se encontra com eles, ele os ajuda  e arrisca sua própria vida para isso.
Em batalha, ele possui o poder de uma tempestade e a graça de um dançarino, facilmente eliminando meia dúzia de oponentes. 
Tatsuya Nakadai
Genta é um enigma na maior parte do filme. Logo sabemos que ele fora usado como samurai e que ele teve um problema com seu antigo senhor. Mas quase até o final, somente surgem insinuações do seu passado e o que motiva suas ações agora.
A parte cômica do filme vem de Tabata. Sua teimosia e sinceridade rendem algumas risadas. As cenas de batalha dele estão entre as partes mais divertidas.

Kill! não é apenas muita diversão, mas também surpreendentemente profundo, às vezes sentimental e possui uma clara mensagem sobre a bobagem da guerra entre as pessoas e o que significa realmente ser honrado.

Dirigido por: Kihachi Okamoto
Roteiristas: Kihachi Okamoto e Akira Murao 
Elenco Principal: Tatsuya Nakadai, Etsushi Takahashi, Yuriko Hoshi

Filme faz parte da 'Criterion Collection", lista nº 313.

Abaixo link para o filme:
https://drive.google.com/file/d/14Qr3b0sEP0NNm-QMaT1qyy-JKfffd651/view?usp=sharing

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...