domingo, 6 de setembro de 2020

Enigma de uma Vida (The Swimmer), com Burt Lancaster (1968)

Um homem passa um dia de verão nadando de piscina em piscina em uma quieta cidade do subúrbio.

Filme dirigido por Frank Perry e Sydney Pollack.

Roteirista: Eleanor Perry, baseado em conto do escritor John Cheever

Elenco principal : Burt Lancaster, Janet Landgard e Janice Rule.

Antes de começar as filmagens, Burt Lancaster, apesas de ser ex-acróbata e atlético, tinha medo de água. Para resolver o problema, ele fez aulas com o técnico do time olímpico de polo aquático, Bob Horn. Lancaster treinava na piscina da sua casa e na Universidade da Califórnia. 

Burt sempre dizia que este era seu melhor e filme favorito de sua carreira.

Ele sempre se exercitava durante a produção para manter um alto nível de boa forma. Fazia várias flexões e abdominais todas as manhãs antes de filmar cada cena. Ele ganhou 10 kg de músculos fazendo pesos, correndo e karatê.

Janet Landgard e Burt Lancaster
Embora os críticos ao filme eram variados, de alguns gostando e outros não, todos eles foram unânimes  em elogiar o físico de Lancaster, especialmente considerando que ele estava com 52 anos na época da filmagem.

Burt Lancaster disse em uma entrevistas "que o filme todo foi um desastre. O estúdio Columbia não estava muito disposta em relação ao filme. Eu paguei $10,000 dólares (em termos de 2020, seriam aprox. $77 mil dólares) do meu bolso para o último dia de filmagem. Eu estava furioso com o produtos Sam Spiegel porque ele estava em Cannes no cassino com Anatole Litvak, enquanto filmavam A Noite dos Generais (1967). Sam havia prometido para mim que estaria todo fim de semana para ficar supervisionando o filme, porque nós tínhamos problemas básicos, como elenco e assim por diante. Ele nunca apareceu uma vez. Eu fiquei tão nervovo que podia tê-lo matado. Aí a Columbia cortou o financiamento, mas precisávamos de mais um dia de filmagem, então eu paguei do meu bolso."
Sam Spiegel removeu seu nome dos créditos do filme.

Burt Lancaster chamou o filme de "A Morte de um Caixeiro Viajante em shorts de piscina".

William Holden foi a primeira escolha para o papel, tanto para o produtor Sam Spiegel como para o diretor Frank Perry, mas Holden declinou, assim como Glenn Ford, Paul Newman e George C. Scott. Burt Lancaster, que queria fazer o papel, acabou sendo escalado.

Robert Horn, o professor de natação que Burt Lancaster contratado para preparar o ator para o papel, era vinte anos mais novo que Lancaster, que confessou que daria tudo para ter um filho como Horn.

Sydney Pollack substituiu o diretor Frank Perry, mesmo que este tinha ficado nos créditos por razões de contrato. Perry não terminou com a direção porque houve diferenças criativas com a produção e foi despedido por Sam Spiegel.

Filme de estreia para a escritora-comediante Joan Rivers. Ela faz um pequeno papel como Joan.

Há um total de dez piscinas usadas para este filme - Nove residências e uma pública. 

Trilha de estreia do compositor Marvin Hamlisch. O produtor Sam Spiegel contratou Marvin para a trilha, depois de vê-lo em um festa tocando piano.


De acordo com a edição de 16 de julho do New York Times, o vestuário de Burt Lancaster consistia apenas de 17 shorts idênticos de nylon azul.

Janice Rule e Burt Lancaster
A produção principal começou durante o verão de 1966, mas o filme não estreou até 1968.
Shirley (interpretada por Janice Rule) em sua cena na beira da piscina, está lendo a revista 'Films and Filming", a edição de janeiro de 1967. Isto indica que foi uma das últimas cenas gravadas.

O conto, que deu origem ao filme, escrito por John Cheever tem cerca de 12 páginas. O conto fez produzir um manuscrito (material para o roteiro) de 150 páginas.

Mesmo Ned (Burt) sendo oferecido várias bebidas durante o dia, como champagne e coca, ele nunca termina qualquer uma das bebidas.

No elenco há vários outros bons atores como Diana Muldaur (Cynthia), Bernie Hamilton (como o chofer), Kim Hunter (Betty) e até o escritor John Cheever faz uma ponta na cena da festa.

Veja o filme legendado neste link abaixo:
https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0abzyYwhvMsYAThEs?e=K06cu8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...