sábado, 5 de setembro de 2020

A Primeira Página (The Front Page), de Billy Wilder (1974)

Enredo: Em Junho de 1929, em Chicago, a imprensa está cobrindo, da sala de imprensa, o enforcamento no dia seguinte do anarquista Earl Williams (feito por Austin Pendleton) que acidentalmente matou um policial.
Hildy Johnson (Jack Lemmon), que é o melhor jornalista  do Chicago Examiner, diz ao seu chefe Walter Burns (Walter Matthau) que está pedindo a conta e que vai se casar com uma pianista de concerto viúva, Peggy Grant (Susan Sarandon) no dia seguinte, dizendo também que irá se mudar para Filadélfia e trabalhar no ramo de propaganda. Walter tenta convencer Hildy a ficar no jornal e cobrir a execução. Enquanto isso, o delegado corrupto Pete Hartman (feito por Vincent Gardenia) interroga Earl Williams com o psicólogo Dr. Eggelhofer (Martin Gabel), para a última verificação se o prisoneiro é são e o doutor propõe uma simulação de como foi o assassinato, mas Earl atira no doutor com o revólver do delegado e escapa. O representante do governador , Plunkett (Paul Benedict)chega com um documento para não haver o enforcamento, mas o delegado não aceita receber o documento e manda Plunkett a um prostíbulo. Quando Hildy encontra Earl escondido na sala de imprensa, seu sentido de jornalista prevalece e ele chama Walter para proteger Earl.

Dirigido por: Billy Wilder
Roteiro de: Billy Wilder baseado em peça de Ben Hecht e Charles MacArthur 
Com: Jack Lemmon, Walter Matthau, Susan Sarandon, Charles Durning, Vincent Gardenia, Carol Burnett e David Wayne. |

Filme indicado a 3 Globos de Ouro, mas não foi um grande sucesso de Wilder.

Este foi o terceiro de dez filmes feitos pela dupla Matthau e Lemmon.

Houve uma versão de 1931, mas esta foi a primeira a mencionar a cidade pelo nome e usar jornais reais de Chicago. Billy Wilder achava que Chicago era a cidade com os melhores jornais do país.

Carol Burnett ficou extremamente chateada com seu desempenho, assim como muitos críticos. Ela sempre contava um acontecimento quando ela esteve em um voo, que mostrava este filme. Quando o filme acabou, Burnett se levantou da poltrona do avião e pediu desculpas aos passageiros.


Matthau, Lemmon e Wilder em bastidores
Diziam, na época, que Jack Lemmon, Walter Matthau, e Billy Wilder não se deram bem durante as filmagens e disseram que nunca iriam trabalhar juntos de novo. Sete anos depois, eles trabalharam juntos em Amigos, Amigos, Negócios à Parte (1981).

O filme faz referências ao conhecido jornalista William Randolph Hearst, que foi dono do Chicago Examiner, do Chicago American, e do Chicago Herald. Nos anos 20, ele fundiu dois jornais para formar o Herald-Examiner.
A cena de abertura do filme mostra as impressoras do jornal de Los Angeles, Los Angeles Herald Examiner. Ainda usava impressoras antigas.

Fonte: IMDb

Veja o filme por este link:
https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0ablL4oC15fGy6lYs?e=VJmecO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...