quinta-feira, 28 de outubro de 2021

The Purple Heart (Mais Forte que a Vida), de Lewis Milestone (1944)


Sempre fui um grande fã de Dana Andrews. Acho que já vi todos os seus filmes.

Mais um escolhido pelo canal e blog, filmes que raramente se verão em canais de streaming. E logicamente sempre qual a qualidade de vídeo que sempre buscamos postar.

Aqui, relata um  grupo de oito tripulantes de um avião, que teve que saltar na China, após ter bombardeado o Japão na missão de Jimmy Doolittle, de 1942. Acabam sendo traídos para o inimigo (o Japão dominava a China na época) e vão a julgamento por assassinato, porque os japoneses dizem que os alvos seriam hospitais (que eles conseguem mostrar como evidência as filmagens realizadas, mesmo que membros do júri admitem entre eles que seriam falsas) em vez de alvos militares.

As cenas são basicamente as das celas de prisão, sala de interrogatório e na corte para julgamento.

O discurso final do personagem de Dana Andrews para a corte é uma das cenas mais emocionantes já filmadas. Purple Heart produziu uma forte impressão emocional e o filme foi banido em muitas cidades americanas, como sendo prejudicial ao esforço de guerra.

O filme foi baseado em fatos verídicos.

O 'Hollywood Reporter' de abril de 1944 relatou que a bilheteria de apenas sete meses recuperou todo o custo de produção e propaganda.

A maioria dos atores interpretando personagens japoneses não eram japoneses. Foram feitos por atores chineses. Isso porque 112.000  japoneses americanos, que viviam nos EUA durante anos, foram transferidos para centros de realocação e suas propriedades confiscadas durante a Segunda Guerra.

O título do filme, Purple Heart, se refere a uma condecoração dado a aqueles feridos ou mortos em resultado direto de ação inimiga.

A grande maioria dos personagem japoneses é fictícia, mas o personagem Mitsuru Toyama, no filme feito por Peter Chong, foi um personagem real. Toyama era um político japonês e membro do grupo japonês, a Sociedade do Dragão Negro. Um grupo ultranacionalista paramilitar do Japão.

Vejam o filme neste link: https://youtu.be/b3BV2wXMAPQ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...