Sunday, October 3, 2021

Oliver! , de Carol Reed (1968)

A estória clássica de Charles Dickens foi levada ao teatro londrino por Lionel Bart como um musical.

Teve grande sucesso na Inglaterra e depois na Broadway. Não demorou muito para ser adaptado ao cinema, com as mãos hábeis do diretor Carol Reed.

Coloquei no meu canal do YouTube (Revista Cine TV+) a versão de de ‘Oliver’ do diretor David Lean, de 1948, com Alec Guinness como Fagin.  Nessa versão musical, Ron Moody faz o papel do professor dos meninos ladrões, Oliver, dentre eles.  Mark Lester como Oliver, Shani Wallace como Nancy, Oliver Reed como Bill Sykes (dizem que Oliver interpretou a si mesmo, na verdade) e Jack Wild como Artful Dodger ou Matreiro.

Dickens costumava colocar sátiras em seus livros. Ele construiu seus personagens em Oliver Twist para dar uma visão moralista para a sociedade vitoriana da época. Oliver! ainda carrega muito da tristeza e desespero do livro.

Filme fez a festa na noite do Oscar de 1969. Teve várias indicações e ganhou várias estatuetas. Entre elas, Onna White para Melhor Coreografia, Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Direção de Arte.

O número musical “Consider Yourself” demorou três semanas para ser finalizado.

Quando o diretor Carol Reed fez a cena em que Oliver dá uma olhada no tesouro de Fagin, ele não ficou satisfeito com a reação de Mark Lester (Oliver). Depois, quando ele foi refilmar a cena, ele escondeu um filhote de coelho verdadeiro no seu bolso e ficou atrás da câmera. Quando Ron Moody (Fagin) abriu sua caixa de tesouros, o diretor tirou o coelho do bolso. A reação de Mark Lester, quando olhou, é a cena que ficou no filme.

Lionel Bart, o compositor da trilha sonora, não sabia ler letra de música. Desde seus tempos de teatro, ele cantava as melodias para um treinado pianista, que depois passava as notas para o papel e as orquestrava.

Apesar das queixas de nepotismo, Oliver Reed disse que teve que persuadir seu tio, Carol Reed, para considerar ele para o papel de Bill Sikes.

Mark Lester não canta em Oliver! Ele foi dublado por Kathe Green, filha de Johnny Green, o arranjador musical do filme.

Quando Mark Lester completou 18 anos e pode finalmente receber seu pagamento por trabalhar no filme (o dinheiro tinha sido colocado em um fundo para ele no futuro), ele saiu e comprou uma Ferrari.

Na peça da Broadway, o Matreiro foi interpretado pelo futuro membro dos Monkees, Davy Jones, que foi indicado em 1963 para o Tony.

Embora Ron Moody tenha feito Fagin com grandes aplausos nos palcos londrinos, ele só garantiu sua participação no filme, depois que Peter Sellers e Peter O’Toole recusaram o papel. Acho que Peter Sellers seriam uma ótima escolha para Fagin.

Veja o filme no link abaixo:

No comments:

Post a Comment

Eternity and a Day - Mia aioniotita kai mia mera (1998)

Alexander, an old writer, is ill and prepared to die. He says his goodbyes and recalls his life with his wife long ago. While driving his ca...