domingo, 10 de outubro de 2021

I, Claudius (Eu, Cláudio) - Minissérie inglesa com 13 partes - Episódios 1 a 3 (1976)

Primeiros 3 episódios da minissérie inglesa de 13 partes, que conta a história do Império Romano, mais aproximadamente em 24 A.C. desde algum tempo depois de Otávio Augusto ter derrotado Marco Antônio e Cleópatra na Batalha de Actium (ou Áccio) em 37 A.C . até a própria morte de Cláudio (Derek Jacobi) em 54 A.D.

Enquanto Cláudio narra sua vida e da sua família, ele testemunha as tentativas de Augusto (Brian Blessed) em encontrar um herdeiro, sempre frustrado pela sua esposa Lívia (Siân Philips), que quer que seu filho Tibério se torne imperador. Ela não mede esforços para matar quem estiver no caminho de seus planos.

Também veremos a conspiração de Sejano (Patrick Stewart) , o reino de Calígula (John Hurt) e depois o período do reino complicado de Cláudio.

No primeiro episódio, em Roma no ano de 24 A.C. , o imperador Augusto está comemorando o aniversário da Batalha de Actium, quando ele e seu amigo Agrippa derrotaram Antônio e Cleópatra na famosa batalha naval.

Nesse momento, Augusto está dando sugestões de que seu jovem sobrinho Marcelo possa ser seu herdeiro. Isso desagrada a esposa do imperador, Lívia, que vai começar seu toque de assassina, conforme título do episódio.

No segundo episódio, já estamos em 9 A.C.  e Lívia envenenou Agrippa e Tibério está sendo forçado a se divorciar de sua esposa Vipsânia para se casar com Júlia. Nem ele e nem Júlia estão felizes com esse arranjo e Júlia confessa a Antônia, filha de Marco Antônio e esposa do popular irmão de Tibério, Druso Germânico, que ela acredita que Lívia matou Marcelo.

No terceiro episódio, Tibério está no exílio e enquanto ele tem algum conforto em saber da morte misteriosa de Gaio, Antônia confessa a Júlia seu desapontamento com Cláudio. Ela castiga seus filhos Germânico e Livilla por se afastarem de Cláudio nas brincadeiras, por acharem ele bobão. Contudo, todos ficam admirados quando uma águia deixa cair um filhote de lobo nos braços de Cláudio e um servo, leitor de augúrios, interpreta isso, que no futuro, Cláudio irá salvar Roma em uma hora de necessidade.

Foto acima com Derek Jacobi e o escritor Robert Graves.

Links para os três episódios:

Episódio 1: https://youtu.be/dbrKdSdSg7Q

Episódio 2: https://youtu.be/MyDBdxU3F-s

Episódio 3: https://youtu.be/FZSrHjSQAvg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...