sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Oliver Twist, de David Lean (1948)

No conto clássico de Charles Dickens, um órfão tenta achar seu caminho, deixando de ser um aprendiz maltratado até chegar a um covil de ladrões, em busca de um verdadeiro lar.

Com: Alec Guinness como Fagin, John Howard Davies como Oliver, Robert Newton como Bill Sykes, Kay Walsh como Nancy e Anthony Newley como Dodger.

A estreia do filme nos EUA foi postergada até 1951, por causa de protestos de grupo de pressão judaicos, que julgavam que o retrato do personagem Fagin, feito por Alec Guinness, era antissemita. Alec está irreconhecível como Fagin com os trajes e a maquiagem. Só mesmo para quem já conhece os trejeitos característicos do ator.

O produtor David Selznick abordou o ator com certa rispidez em uma festa em Hollywood por causa da sua interpretação de Fagin.

Na verdade, o próprio Dickens aparentemente lamentou o modo como descreveu Fagin e tirou a ênfase dada em edições posteriores do livro (removendo a maior parte das referências a judeus). 

Eu publiquei aqui mesmo no blog há alguns dias a versão musical de Oliver Twist (Oliver!), do diretor Carol Reed, feita 20 anos depois da versão de David Lean.

Link do filme: https://youtu.be/fJTghg7s5n0



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...