sexta-feira, 16 de julho de 2021

La Piscine (A Piscina), de Jacques Deray (1969)

Amantes Marianne (Romy Schneider) e Jean-Paul (Alain Delon) passam férias em uma mansão na Riviera Francesa, perto de St.Tropez. Marianne convida seu ex-namorado, Harry (Maurice Ronet) e sua filha adolescente, Penélope (Jane Birkin), para virem  passarem os dias juntos. Tensão começa a se criar entre eles, especialmente quanto Jean-Paul seduz Penélope.

Alain Delon disse em uma entrevista em 2011 que ele não conseguia ver mais esse filme. Sua ex-namorada Romy Shneider e seu grande amigo Maurice Ronet ambos morreram prematuramente e sob condições trágicas. Revisitar as cenas era muito doloroso para ele.

Alain e Romy tinha sido íntimos de 1958 a 1963, mas não eram um casal quando o filme foi feito, mas ficaram amigos depois da separação. Em 1966, ela se casou com o diretor Harry Meyen e deu uma parada na sua carreira, para cuidar do filho, David.  Alain insistiu que Romy fosse seu par no filme “La Piscine” e este filme revitalizou a carreira dela.

Durante a produção do filme, o ex-guarda-costas de Alain Delon, Stephan Markovic, foi encontrato morto em um depósito de lixo, fato que ficou conhecido como o “Caso Markovic”. O irmão de Markovic começou uma disputa com Alain e seus amigos, um dos quais era o presidente francês. Georges Pompidou. Tanto Delon como seu amigo de longa data, François Marcantoni foram inquiridos pela polícia imediatamente após o assassinato. Marcantoni foi inicialmente indiciado pelo crime, mas depois de interrogatório, ele foi liberado. Depois, o drama continuou quando fotos supostamente íntimas de Madame Pompidou foram encontradas. O comissário de polícia, Aimé Blanc, que estava envolvido na obtenção das fotos, disse que as fotos foram plantadas por velhos partidários de De Gaulle, que tinha muitas diferenças com Pompidou. Isso levou à controvérsia se as fotos eram mesmo reais. O assassinato de Markovic não foi resolvido. Havia muitas pessoas que tinham motivos para matá-lo. Ele era conhecido por fazer grandes festas com Delon. Nessas festas, alegava-se que Markovic escondias câmeras pela casa, especialmente nos quartos. Ele reuniu várias fotos íntimas dos convidados, que poderiam causar danos aos seus status na sociedade. Essas fotos foram usadas para chantagear as pessoas, especialmente quando ele ia a jornais tentando vender as fotos. As fotos mais importantes que Markovic supostamente tinha eram da esposa de Pompidou. Isso era um problema para
Pompidou, porque ele estava se preparando para concorrer à presidência da França.  Um dos fatores, que indicavam a culpabilidade possível de Delon, era uma carta de Stevan Markovic ao seu irmão Aleksandar onde ele escrevia: “Se me matarem, será 100% culpa de Alain Delon e seu amigo Marcantoni. Mas o crime nunca foi resolvido. 

Segundo o diretor Jacques Deray em sua biografia, a equipe de filmagem convidou os campeões franceses de natação, Christine Caron e Alain Mosconi que fizeram uma competição de 100 metros na piscina contra os atores. Fonte IMDb.

Link para o filme: https://1drv.ms/v/s!AjMUR7SXEhT_yxFfjfMZf27aVaKX?e=Bd0aW6


Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...