domingo, 14 de fevereiro de 2021

Tempestade em Washington (Advise and Consent), de Otto Preminger (1962)

Robert Leffingwel (Henry Fonda) é o indicado do presidente para o cargo de Secretário de Estado. Antes que a nomeação seja sacramentada, ela deve passar por exame pelo Senado, para ver se ele é qualificado. Quem lidera a comissão no Senado é o senador Brig Anderson (Don Murray), que logo é visto despreparado pela oposição e a sujeira política que é revelada. Incluindo as antigas afiliações de Leffingwell a uma organização comunista. Quando Leffingwell testemunha sobre suas inclinações políticas, ele prova sua inocência. Mais tarde, contudo, Anderson fica sabendo que ele mentiu sobre juramento e pede ao presidente que desconsidere Leffingwell, especialmente após o jovem senador e sua esposa começarem a receber ameaças de chantagem sobre um 'esqueleto' em seu armário.

O diretor Otto Preminger ofereceu o papel de um senador sulista para Martin Luther King Jr., acreditando que poderia causar um impacto positivo, a despeito de que não havia senadores negros na época. Luther declinou, achando que, se aceitasse, poderia causar hostilidade e atrapalhar o movimento dos direitos civis

Último papel de Charles Laughton, um dos maiores atores de todos os tempos e um dos meus favoritos. Ele morreria seis meses após a estreia do filme.

O filme é baseado no livro de Allen Dury, ganhador do Pulitzer, que foi correspondente do The New York Times no Congresso, durante os anos 50, enquanto ele escrevia o livro. Segundo ele, quase todos os personagens são baseados em uma pessoa verdadeira. O senador Lafe Smith (feito por Peter Lawford) é baseado em John F. Kennedy; o senador Orrin Knox (feito por Edward Andrews) é baseado em Robert Taft, um senador conservador, Fred Van Ackerman (feito por George Grizzard) é baseado em Joseph McCarthy (o famoso caça-comunistas) e o presidente é modelado em Franklin D. Roosevelt. A indicação de Leffingwell é também baseada na investigação anti-comunista de Alger Hiss (foi um funcionário do governo acusado de espionar para os soviéticos).

Tempestade em Washington foi o primeiro filme a mostrar uma cena dentro de um bar gay.

Gene Tierney, como Dolly Harrison, marcou sua volta neste filme, depois de vários anos com seu contínuo problema de transtorno bipolar. E também voltou em um filme com o mesmo diretor, Otto Preminger, que a dirigiu no clássico filme noir "Laura", de 1944.

Franchot Tone faz o papel do presidente e junto com Charles Laughton estrelaram o filme "Motim no Bounty", 27 anos antes.

O título original do filme, "Advise & Consent" deriva da Constituição dos EUA, que diz, resumidamente, que o Presidente deve submeter a exame e aprovação do Senado, para poder nomear embaixadores, ministros e juízes da Supremo Tribunal Federal.

Link do filme legenda em Português:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0agS0rG8FxhYu1GRN6?e=3aH7Q7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...