sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

1776, de Peter H. Hunt (1972)

Adaptação do musical da Broadway do mesmo nome.

Durante os dias que precediam o famoso 4 de julho de 1776, os congressistas John Adams (William Daniels) e Benjamin Franklin (Howard Da Silva) tentam convencer Thomas Jefferson (Ken Howard) - os três aí do lado da direita para esquerda - a escrever a Declaração da Independência, como uma tática para persuadir as colônias a aderirem à independência, apesar das tropas inglesas ainda estarem lutando com as tropas de George Washington.

Como este manda mensagens ao Congresso, informando que as coisas não estão tão boas no campo de batalha, os donos de terras e donos de escravos no Congresso dificultam a aprovação da Declaração, com medo de que os ingleses acabem vencendo e mandando enforcar todos eles por traição. 

Grande parte dos diálogos e das canções foram extraídos diretamente das cartas e memórias dos reais participantes.

Veja no final do filme, John Adams, decepcionado com a questão da escravatura na versão final de Declaração.  Um homenagem e tributo a William Daniels, que em Março de 2021, completa 94 anos.

Embora seja geralmente aceito que John Hancock tenha sido o único que assinou a declaração no dia  4 de julho, o roteirista Sherman Edwards e o diretor escolheram ter todos os delegados das colônias assinarem no mesmo dia, para ter mais efeito dramático.

Tanto Thomas Jefferson como John Adams faleceram no dia 4 de julho de 1826, no 50 anos de aniversário da Declaração. As últimas palavras de Jefferson foram: "Hoje é o dia 4?". As últimas palavras de Adams foram: "Thomas Jefferson ainda vive", embora Jefferson tivesse morrido quatro horas antes.

Segundo o roteirista e diretor, a frase verdadeira dita por John Adams, diante da insistência de Franklin de remover a cláusula de escravidão foi, "Se nós abrirmos mão disso, teremos problemas daqui a 100 anos." A primeira batalha da Guerra Civil ocorreu 85 anos depois, em 1861. Franklin insistiu que Adams aceitasse, para que a Declaração fosse aceita por todos, principalmente pelos escravagistas congressistas, que estavam relutantes a perder seus escravos.

O colete, que John Adam está usando no filme, tem treze botões, simbolizando as 13 colônias.


Direção de Peter H. Hunt 
Com William Daniels, Howard Da Silva, Ken Howard, Donald Madden e Blythe Danner.
Esta versão é em alta resolução e ampliada. (Extended Cut)

Link para o filme legendado apenas em Inglês. Não há  legenda em Português e ficaria desastroso querer traduzir as rimas das belas canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...