Friday, October 21, 2016

Star Trek Continues - Uma "Continuação" de Jornada nas Estrelas


Em 2017, haverá a estreia de Star Trek: Discovery pela CBS Paramount. A rede de TV vai, ao mesmo tempo, inaugurar seu canal de streaming, da mesma forma que a HBO e ser mais um concorrente para a Netflix e Amazon.

A última série derivada da original de 1966 foi Star Trek: Enterprise, com 4 temporadas e transmitida de 2001 a 2005. 
Desde essa, os fãs tem estado ansiosos para novas versões, mas nenhum estúdio se aventurou a uma nova série de ficção científica, salvo a nova Battlestar Galactica, que durou de 2005 a 2009. 

Star Trek é, de longe, a série de ficção mais famosa de todos os tempos. Alguns ávidos fãs (os trekkers) decidiram produziram por conta própria. Uns investiram suas próprias economias e outros utilizaram o sistema de “crowdfunding” para financiar o projeto e depois divulgarem pela Internet, sem o desejo de fazer lucro.

Há várias destas webseries, principalmente no Youtube. Já tive a oportunidade de ver alguns episódios da Star Trek: New Voyages, com James Cawley fazendo o Capitão Kirk. Com a ajuda de computação gráfica, eles conseguiram fazer alguns bons episódios, embora o desempenho da maioria dos atores seja amador.


Recentemente, conheci Star Trek Continues. Esta tem sido bem elogiada e ganhou vários prêmios. O ator Vic Mignogna está por trás dessa série como produtos e ator (ele faz o Capitão Kirk)

Veja aqui o site www.startrekcontinues.com  www.startrekcontinues.com onde você pode ver mais detalhes.

A intenção desta série era de continuar o restante dos cinco anos da série original, que preconizava 5 anos, mas completou apenas 4 anos, quando ela foi cancelada.
Há 7 episódios produzidos e alguns estão na Internet (Youtube), mas não há boas versões legendadas em português, que eu conheça. Decidi, então, compartilhar com o público os episódios. Eu tive que revisar as legendas em português, que eu consegui, pois há erros de tradução e acentuação. Minha intenção sempre é de proporcionar um trabalho bem feito. Peça o compartilhamento do episódio com legendas, usando os comentários deste post.
O 1º episódio de Star Trek Continues chama-se o Peregrino da Eternidade, com o próprio ator Michael Forest, reprisando seu papel de Apolo no episódio da série original (Who mourns for Adonais?)
Michael Forest e Leslie Parish em 1967


A CBS Paramount  emitiu um comunicado, informando que ela tem os direitos sobre Star Trek e impôs uma série de regras que devem ser seguidas por esse autores/produtores “paralelos”. Regras que praticamente inviabilizam novas produções. 

Existe uma denominada Star Trek: Axanar (veja teaser aqui), que chegou a arrecadar quase 2 milhões de dólares em crowdfunding para o projeto de uma série com o conteúdo de Star Trek.

A CBS está processando a Axanar por infrigir direitos autorais. A produção está paralisada, enquanto se resolve o assunto na corte. 



Veja logo acima um teaser de Axanar.

E abaixo um trailer de Axanar, de 21 minutos.




A rede de TV poderia flexibilizar um pouco as regras e permitir os fãs fazerem seus spinoffs e não acabar desagradando os trekkers, agora que ela está prestes a filmar nova série, com estreia no início de 2017. A rede vai precisar do apoio e dedicação dos fãs e, muito possivelmente, estes deixarão de produzir novos paralelos, assim que chegar a nova série;

1 comment:

Céleste (Percy Adlon, 1980)

In 1914, with men gone to war, Marcel Proust hired Céleste Albaret as his attendant. More than eight years later, she was at his side when h...