Monday, October 17, 2016

Fome de Poder - Filme sobre o criador de McDonald´s , Ray Kroc


Fome de Poder ou o Fundador como será exibido em Portugal, pode ser mais um candidato ao Oscar e rivalizar com o filme Ouro e Cobiça (comentado no post anterior a este).

Fome de Poder narra o papel de Ray Kroc na criação e desenvolvimento da rede McDonald´s.

A produtora, TWC (The Weinstein Company) mudou a data de estreia de 5 de agosto para 16 de dezembro. É a segunda vez que a companhia muda a data de estreia. 

Pode ser mais uma chance de Michael Keaton brilhar na cerimônia do Oscar, que já ocorreu com nos dois últimos anos: Birdman e Spotlight. Se há alguém que sabe como fazer uma campanha para o Oscar, são os irmãos Weinstein.

No filme, Keaton interpreta o vendedor de Illinois, Ray Kroc, que mudou o já existente restaurante McDonald´s para uma franquia nacional, tirando, com o tempo, os donos originais, Mac e Dick McDonald, completamente fora do negócio. Ray depois comprou a parte deles.

Além de Keaton, participam do filme, dentre outros, Laura Dern, Linda Cardellini e Patrick Wilson. 

É dirigido por John Lee Hancock ( O Álamo).

Estreia em 16 de dezembro nos EUA e 2 de Fevereiro de 2017 no Brasil.

Um resumo sobre o empreendedorismo de Ray Kroc:

O homem que colocou o hambúrguer na linha de montagem sobreviveu até os 52 anos de idade vendendo máquinas de milk-shake. Em 1954, intrigado pelo volume de pedidos que recebera de uma lanchonete em San Bernardino, no estado da Califórnia, Ray resolveu visitá-la. “Percebi que algo estava acontecendo ali”, disse anos depois. O restaurante, onde os irmãos Maurice e Richard McDonald serviam refeições rápidas, vivia lotado. No mesmo dia em que viu o lugar, Kroc começou a imaginar uma cadeia de lanchonetes identificada por arcos dourados. Logo percebeu que os irmãos McDonald estavam insatisfeitos. Tiravam pouco dinheiro do negócio e tinham obtido resultados pífios em duas experiências com franquias. De tanto insistir, Kroc conseguiu um acordo. Venderia franquias da marca a US$ 950 cada. Ficaria com 0,5% dos resultados e 1,4% iria para a conta dos irmãos.
A rede imaginada por Kroc nasceu com uma lanchonete nas imediações de Chicago, em 1955. A loja, uma cópia perfeita da máquina de fazer sanduíches de San Bernardino, vendeu US$ 366 no primeiro dia de funcionamento e logo tornou-se lucrativa. O McDonald’s não era a única cadeia de restaurantes desse tipo que começava a surgir nos Estados Unidos. Com a concorrência apertando, Kroc tornou-se obsessivo com o controle de qualidade, a limpeza e o serviço nas lojas. Cada hambúrguer deveria ter exatamente a mesma quantidade de carne e as mesmas duas rodelas de picles. Para aumentar a rentabilidade do negócio, Kroc comprou a parte dos irmãos McDonald e investiu na expansão da rede. Num esquema que até hoje é posto em prática, a rede começou a comprar terrenos e alugá-los para os franqueados. Nos anos 70, Kroc despejou milhões em propaganda. Em 1972, suas 2,2 mil lojas vendiam mais de US$ 1 bilhão e Kroc achou que era hora de expandir os negócios no exterior. Em menos de uma década, a rede McDonald’s já tinha se tornado uma marca reconhecida no mundo inteiro, que hoje lhe garante um faturamento anual de quase US$ 40 bilhões.
Como incentivo ao empreendedorismo, Ray deixou um ditado: "Cuide do cliente e o negócio cuidará de si mesmo."
Veja o trailer legendado do filme:



Fonte: Deadline e Wikipedia








No comments:

Post a Comment

Eternity and a Day - Mia aioniotita kai mia mera (1998)

Alexander, an old writer, is ill and prepared to die. He says his goodbyes and recalls his life with his wife long ago. While driving his ca...