sábado, 29 de outubro de 2016

A Escolha do Rei - Filme Norueguês indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro


Após quebrar todos os recordes de bilheteria na Noruega, A Escolha do Rei (The King´s Choice em inglês e Konges Nei em norueguês) vai estrear na América do Norte em grande estilo. O príncipe e princesa da Noruega se comprometeram a assistir a exibição do filme em 8 de novembro no complexo de entretenimento TIFF Bell Lightbox (local do Toronto International Film Festival).

O filme tem importância especial para a realeza, pois foi baseado em história real sobre os três dias dramáticos em abril de 1940, quando os alemães invadiram o país. A principal razão para a invasão foram as experiências de Hitler como soldado na 1ª Guerra Mundial, quando ele observou a bloqueio naval britânico, estrangulando a Alemanha.
Para não repetir o mesmo erro, ele precisava de acesso ao Mar do Norte e agir rápido, porque ouviam-se rumores de que a própria Inglaterra iria invadir a Noruega para travar o acesso dos minérios vindos da Suécia para a Alemanha, através de seu país escandinavo vizinho. Parte da família real norueguesa acabou se exilando em Londres, durante a ocupação alemã.

O Rei Haakon VII desempenhou um papel fundamental na resistência contra a invasão alemã e na subsequente ocupação por 5 anos (1940-1945) de seus país.
Ele é considerado um dos maiores heróis noruegueses, pela sua coragem, liderança e preservação da Noruega durante esse período. 

O príncipe atual da Coroa Norueguesa, que estará em Toronto, junto com a princesa em uma visita oficial, é descendente direto do protagonista do filme, King Haakon VII. A família real da Noruega tem uma ligação com Toronto desde a 2ª Guerra, quando a cidade hospedou o 1º acampamento de treinamento dos pilotos noruegueses.

Segue trailer legendado em inglês:




Fonte: Deadline/Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...