quarta-feira, 14 de abril de 2021

Quando as Águias se Encontram (The Great Waldo Pepper), de George Roy Hill (1975)

Este é um dos meus 2 filmes preferidos da dupla Robert Redford/George Roy Hill. O outro é “Golpe de Mestre”.

A abertura do filme mostra um pequeno avião dando volta ao mundo, fazendo alusão a que seria visto no filme. A 1ª Guerra Mundial havia terminado já há algum tempo, mas os grandes aviadores do mundo nunca tinham se encontrado em combate. Mas Waldo iria mudar tudo isso, mesmo que isso o matasse. A era do filme é localizada nos agitados anos 20, entre 1926 e 1931, em que os melhores pilotos são obrigados a desafiar a morte em espetáculos de circos, tais como Waldo Pepper (Robert Redford), Axel Olson (Bo Svenson) e Ezra Stiles (Edward Herrmann). Waldo não chegou a lutar na 1ª Guerra Mundial e quer buscar a glória que ele perdeu. Depois dos espetáculos de circo e apresentações perigosas, ele acaba fazendo papel de dublê em filmes de Hollywood. Não perca o grande final em que ele disputa com um grande piloto alemão (Bo Brundin), também agora reduzido a fazer dublês.

Não foram feitas cenas de avião dentro do estúdio. Todos os ‘close-ups’ dos atores em voo foram feitos de verdade, às vezes com o próprio diretor, que foi um piloto dos fuzileiros navais, voando com o avião, enquanto dirigia. As cenas com Robert Redford e Bo Svenson sobre as asas foram feitas sem uso de paraquedas e cabos de segurança.

Quando Waldo conta sobre seu voo com Kessler no começo do filme, ele menciona que sua metralhadora emperrou e Kessler, vendo que ele seria um alvo fácil demais, o  saudou  foi embora. Isso realmente aconteceu com Ernst Udet (o piloto alemão em quem Kessler é baseado), quando ele lutara com o às francês Georges Guynemer em 1917, só que naquela vez, Udet (na época sem muita experiência) é quem teve sua arma emperrada e foi Guynemer quem o deixou ir embora.

A foto de Ernst Udet aparece nos créditos iniciais.

O papel, que acabou indo para Bo Svenson, era originalmente destinado a Paul Newman, mas ele não se convenceu a fazer o filme. Contudo, seu filho, Scott Newman, aparece no filme, com o papel de Duke.

Com Robert Redford, Bo Svenson, Margot Kidder, Susan Sarandon, Edward Herrmann e Bo Brundin.

Roteiro de William Goldman, famoso por Butch Cassidy (com o diretor George Roy Hill) e Todos os Homens do Presidente (com o diretor Alan Pakula).

Trilha sonora do mestre Henry Mancini.

Veja o filme em alta resolução, com legendas em português abaixo:

https://1drv.ms/u/s!AsG-jsm3UF0agUWJzFNBXBwyw9iI?e=JDhfbG




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...