segunda-feira, 19 de abril de 2021

Horizonte de Glórias (Flying Leathernecks), de Nicholas Ray (1951)

Major Daniel Kirby (John Wayne) assume comando de um esquadrão de fuzileiros navais (os leathernecks), pouco antes deles irem a combate. Os homens são bem intencionados, mas ele acha que eles são indisciplinados e muito inclinados a achar alguma desculpa para fazer o mais fácil do que fazer o necessário. A raiz do problema é o segundo em comando, Capitão Carl 'Griff" Griffin (Robert Ryan). Griff é o melhor piloto do grupo, mas Kirby acha ele um comandante fraco e que não está preparado para a difícil decisão de que todos os comandantes têm que tomar - colocar seus homens em perigo, sabendo que eles podem morrer.

Este filme é considerado ser apenas mais um compromisso do direto Nicholas Ray nos estúdios da RKO, para o produtor Howard Hughes provar seu apoio político e profissional durante a Preocupação Vermelha, afinal, estavam no pós guerra, o começo da guerra fria e o Macartismo. Ray não concordava com a mensagem política do filme e dizia a Robert Ryan para intencionalmente exagerar nas suas cenas. Ryan e Ray, que eram liberais esquerdistas, constantemente discutiam com John Wayne e Jay C. Flippen, que eram conservadores e apoiavam a Lista Negra.

Os fuzileiros navais ganharam  esse apelido de 'leathernecks', pelo fato de que os primeiros uniformes deles tinham um colarinho feito de couro, que tinha o propósito de proteger a garganta de ataques de faca.

O personagem de John Wayne foi baseado no Capitão John Lucian Smith, comandante do Esquadrão 223 em Guadalcanal, em 1942, durante a Segunda Guerra. Smith, que era piloto de caça, abateu dezenove aviões japoneses em Guadalcanal (ilha do Pacífico, situada nas Ilhas Salomão, a nordeste da Austrália). Smith foi depois promovido a Tenente Coronel e John Wayne, no filme, também é promovido igual. E havia um certa semelhança física de Smith com Wayne.

Os aviões-caça vistos na parte inicial do filme não são realmente os Grumman F4F Wildcat que foram parte da campanha de guerra em Guadalcanal, mas sim Grumman F6F Hellcats. Os Hellcats estavam disponíveis na ocasião das filmagens e não havia mais Wildcats que houvessem sobrevivido após a Guerra. Além disso, os Hellcats pintados de branco e vermelho fizeram de conta que eram os Mitsubishi A6M Zeros dos japoneses.

Guadalcanal tem esse nome por causa da cidade natal de Guadalcanal em Andaluzia, Espanha, devido Pedro de Ortega, que trabalhou com Alvaro de Mendana, que desbravou a ilha em 1568.

Curiosidades sobre o filme obtidas em IMDb.com.

Veja abaixo o link para o filme legendado:

https://1drv.ms/u/s!AsG-jsm3UF0agVIt3QxbouOS30gM?e=SAHkca 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...