quinta-feira, 22 de abril de 2021

A Noite Americana (La Nuit Américaine), de François Truffaut (1973)

"Fazer um filme é como uma viagem de carruagem. No começo, você espera que seja uma boa viagem. Depois, você apenas espera chegar ao seu destino."

No início do filme, o diretor Ferrand (François Truffaut), narra isso em "Day for Night" ou "La Nuit Américaine" ou "A Noite Americana".  Grande parte do filme ilustra bem essa frase.

Em seu famoso livro sobre Hitchcock, Truffaut diz em alguma parte que seria uma boa ideia fazer um filme sobre fazer um filme e Hitchcock concorda. Felizmente, Truffaut levou a ideia  a sério e, provavelmente, seja o melhor filme dentro de um filme.

Jean-Pierre Léaud, Jacqueline Bisset e François Truffaut
O enredo do filme "Conheça Pamela" é sobre uma estória de amor e vingança, sobre um homem se apaixonando pela nora. Parece ser um filme bem medíocre e começa devagar, mas aos poucos vai ficando interessante. Vamos conhecendo o elenco e a equipe de "Conheça Pamela". Julie Baker, uma atriz de Hollywood, que teve um colapso nervoso e agora está se recuperando, tem problemas com seguro. Alphonse, um ator francês neurótico e ciumento, que está apaixonado perdidamente por uma garota e a quem ele consegue um emprego de auxiliar de roteirista, só para ter ela por perto. Alexandre, um ator veterano, que fez muitos papeis de amante em sua carreira, mas, na verdade, é um homossexual que está dentro do armário. Severine, uma atriz italiana, com problema de alcoolismo, que costuma fazer par com Alexandre frequentemente, mas não tem falado com ele há anos, talvez porque ela descobriu que ela não tem chance alguma de se tornar amante dele na vida real. Da equipe de filmagem, temos Joelle, a assistente de produção, que parece estar mais envolvida em fazer o filme do que o próprio diretor Ferrand. É dela a frase: "Eu deixaria um cara por um filme, mas nunca deixaria um filme por um cara. Liliane, a garota que pegou o emprego de auxiliar de roteirista apenas porque Alphone a queria por perto e que não parece estar realmente interessada no filme, ou em Alphonse. Odile, a garota da maquiagem que também tem um pequeno papel no filme. Bernard, um assistente de produção, que nos passa o dia a dia dos bastidores de um filme. E o produtor Lajoie, cuja esposa está sempre perto e um ponto grita para o elenco e equipe porque ela não consegue compreender o comportamento 'imoral' deles.

Elenco: Jacqueline Bisset como Julie, François Truffaut como Ferrand, Valentina Cortese como Séverine, Dani como Liliane, Alexandra Stewart como Stacey, Jean-Pierre Aumont como Alexandre, Jean-Pierre Léaud como Alphonse, Nike Arrighi como Odile,  Nathalie Baye como Joelle, Bernard Mener, como Bernard e Gaston July como Lajoie. Ponta do escritor Graham Greene como um agente de seguros.

Trilha sonora de George Delerue.

Filme indicado a 3 Oscars de 1975 (Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Atriz Coadjuvante para Valentina Cortese). Filme já havia ganho o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1974. Também em 1974, ganhou três BAFTAs para as indicações do Oscar em 1975.

Um dos 10 filmes preferidos de Steven Spielberg.

Veja filme pelo link abaixo:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0agVhTyeP290FxwYb4?e=VIXbQh

2 comentários:

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...