terça-feira, 20 de abril de 2021

Os Russos Estão Chegando! (The Russians are Coming), de Norman Jewinson (1966)


Nos tempos da Guerra Fria, um capitão de um submarino russo chega muito perto da costa da Ilha de Gloucester no estado de Massachusetts, para dar uma olhada nos Estados Unidos e encalha o submarino. Uma equipe de nove homens, comandada pelo Tenente Rozanov (Alan Arkin) vai até a praia para procurar um barco a motor que possa liberar o submarino e acaba chegando até a casa de verão de um jornalista da revista New Yorker, Walt Whittaker (Carl Reiner), que está passando o fim de semana com sua família em Gloucester (pronuncia-se Glauster). Quando ele percebe que eles são russos, ele acredita que esteja havendo uma invasão. Logo a informação vaza para todo o lugar e começa a histeria e paranoia nos habitantes da vila.

O filme teve um impacto muito grande nos líderes soviéticos e americanos. Norman Jewison foi pessoalmente convidado a ir a Moscou, onde ele disse que os russos ficaram transfixados pela cena do filme em que um garoto cai da torre do sino e os soviéticos e americanos cooperam para salvá-lo.

O ator Brian Keith falava um russo fluente, fato que ele demonstrou no filme Meteoro (1979), fazendo um cientista russo e também na minissérie World War III (1982). Aqui, Keith faz o papel de um chefe de polícia da cidade e faz a tradução da queixa do Inglês ao Russo para o comandante do submarino. Arkin também fala russo fluentemente.

Sem pode usar um submarino verdadeiro da marinha americana e também não conseguindo trazer um submarino russo para os EUA, o departamento de arte construiu um submarino russo. Tinha 4 motores no casco.

O livro que deu origem ao filme (The Off-Islanders) foi escrito por Nathaniel Benchley, pai do escritor Peter Benchley, famoso pelo livro Jaws (Tubarão, filmado por Steven Spielberg).

Filme ganhador de dois Globos de Ouro (Melhor Ator para Alan Arkin e Melhor Filme). Também foi indicado ao Oscar em 1967 para quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Ator Principal, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Edição. Um dos editores era Hal Ashby, que depois dirigiu vários filmes.

Elenco: Alan Arkin, Carl Reiner, Brian Keith, Jonathan Winters, Eva-Marie Saint, Paul Ford, Theodore Bikel, Michal J. Pollard (como mecânio de avião) e John Philip Law (como Alexei). 

Veja o filme pelo link abaixo.

https://1drv.ms/u/s!AsG-jsm3UF0agVWEZ6AqBhuktnt7?e=fgsfV6

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...