sábado, 25 de setembro de 2021

Coup de Torchon (A Lei de Quem Tem o Poder), de Bertrand Tavernier (1981)

Na África Colonial de 1938, Senegal mais especificamente, Lucien Cordier (Philippe Noiret) é um policial de um vilarejo, habitado na maioria por africanos e por uns poucos brancos europeus racistas e desmiolados.

Lucien é depreciado por todos. Por sua esposa (Stephane Audran), que graceja dele abertamente por coabitar com o 'irmão' dela sob o mesmo teto e por outras pessoas da cidade que o ridicularizam.

Lucien olha de lado quando algo ilegal acontece. Mas, um dia, ele fica cheio das humilhações e começa a se vingar.  O título em francês quer dizer algo como ato de limpeza.

O diretor Bertrand Tavernier transpõe o livro de Jim Thompson (Pop. 1280) ambientado no sul americano (Texas) para a França Colonial na África.

Tavernier disse que o filme é sobre vingança, é claro, mas tem algo mais também. É sobre Deus e o livro arbítrio e tem muitas implicações religiosas e metafísicas. Algumas que ele e o roteirista inventaram e algumas delas existentes no livro.

Isabelle Huppert faz a amante de Lucien. 

Trilha sonora jazzística de Philippe Sarde.

Filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela França.

Veja abaixo link para o filme:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0alQE7yjlBCgR5OuMX?e=htZqBi


5 comentários:

  1. Muito obrigado Valdemir! Você é 1000 por conseguir postar este filme raro no Brasil.
    Valeu.

    PS: outro dia eu fui ver o filme O Grupo do Sidney Lumet aqui no blog e as legendas não estão em sincronia. Tem como ajeitar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Brazinterma. Essas legendas de O Grupo já eram problemáticas. Vou dar uma olhada. Possivelmente, vou colocar um novo link.

      Excluir
    2. Olá, Brazinterma.
      Coloquei novo link para o filme "The Group". Veja como está agora e me fale.

      Excluir
    3. Olá Valdemir
      Deu o filme O Grupo deu certo e as legendas estão em sincronia.
      Muito obrigado.

      Excluir

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...