Saturday, September 25, 2021

Coup de Torchon (A Lei de Quem Tem o Poder), de Bertrand Tavernier (1981)

Na África Colonial de 1938, Senegal mais especificamente, Lucien Cordier (Philippe Noiret) é um policial de um vilarejo, habitado na maioria por africanos e por uns poucos brancos europeus racistas e desmiolados.

Lucien é depreciado por todos. Por sua esposa (Stephane Audran), que graceja dele abertamente por coabitar com o 'irmão' dela sob o mesmo teto e por outras pessoas da cidade que o ridicularizam.

Lucien olha de lado quando algo ilegal acontece. Mas, um dia, ele fica cheio das humilhações e começa a se vingar.  O título em francês quer dizer algo como ato de limpeza.

O diretor Bertrand Tavernier transpõe o livro de Jim Thompson (Pop. 1280) ambientado no sul americano (Texas) para a França Colonial na África.

Tavernier disse que o filme é sobre vingança, é claro, mas tem algo mais também. É sobre Deus e o livro arbítrio e tem muitas implicações religiosas e metafísicas. Algumas que ele e o roteirista inventaram e algumas delas existentes no livro.

Isabelle Huppert faz a amante de Lucien. 

Trilha sonora jazzística de Philippe Sarde.

Filme foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro pela França.

Veja abaixo link para o filme:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0alQE7yjlBCgR5OuMX?e=htZqBi


5 comments:

  1. Muito obrigado Valdemir! Você é 1000 por conseguir postar este filme raro no Brasil.
    Valeu.

    PS: outro dia eu fui ver o filme O Grupo do Sidney Lumet aqui no blog e as legendas não estão em sincronia. Tem como ajeitar?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Valeu, Brazinterma. Essas legendas de O Grupo já eram problemáticas. Vou dar uma olhada. Possivelmente, vou colocar um novo link.

      Delete
    2. Olá, Brazinterma.
      Coloquei novo link para o filme "The Group". Veja como está agora e me fale.

      Delete
    3. Olá Valdemir
      Deu o filme O Grupo deu certo e as legendas estão em sincronia.
      Muito obrigado.

      Delete

Céleste (Percy Adlon, 1980)

In 1914, with men gone to war, Marcel Proust hired Céleste Albaret as his attendant. More than eight years later, she was at his side when h...