domingo, 12 de setembro de 2021

Villain (O Vilão), com Richard Burton (1971)

Richard Burton era fã dos filmes de gangster de Humphrey Bogart, James Cagney e Edward G. Robinson e ele queria fazer um filme assim. Aproveitou a estada da sua esposa Elizabeth Taylor filmando na Inglaterra e aceitou um papel, que lhe ofereceram.

Burton é o vilão do título. Ele é Vic Dakin. O chefão de um grupo de criminosos do bairro londrino de West End. Burton é galês e se esforça para fazer o sotaque cockney londrino. Os brasileiros não vão perceber a nuance. 

Ele se transforma para o papel. Ele é pura maldade e malícia e tão envolvente como assistir uma serpente.

A ação principal do filme é para um roubo de uma folha de pagamento de uma empresa. O seu planejamento e consequências. Tem muito dinheiro envolvido, mas não é bem o tipo de crime de Vic Dakin. Ele e a sua turma são mais de extorquir dinheiro de comerciantes por proteção.

Para esse caso do roubo, Vic está confiando na discrição de um funcionário de meia idade, que está ressentido com a empresa e que se sente desprestigiado pela esposa e o empregador e ele não tem o menor problema em ajudar Dakin com informação internas.

Burton está fantástico no papel. Há muita tensão e especialmente violência, mesmo no começo do filme, quando ele retalha um membro da sua gangue, que andou abrindo a boca contra ele. Dakin é paranoico de todos, gosta de bater nas pessoas com suas próprias mãos e parece odiar e desconfiar de mulheres ao extremo, com apenas a exceção de sua mãe idosa acamada, para quem ele é muito gentil.

A cena de sexo entre Richard Burton e Ian McShane foi cortada do filme de estreia. Vocês podem ver a cena até o momento em que Burton abre sua camisa e joga McShane na cama.

O personagem de Vic Dakin foi baseado no gangster Ronald Kray.

As cenas nos bares foram filmadas no pub The Assembly House de Londres. Entre as cenas, dizem que Elizabeth Taylor levava canecas de cerveja para o elenco e equipe.

Em 10 de novembro de 1970, em seu 45º aniversário, Richard Burton tirou um dia de folga das filmagens, para pegar sua CBE (medalha de comendador do Império Britânico) no Palácio de Buckingham, acompanhado da sua irmã mais velha, Cicely e de sua esposa, ElizabethTaylor.

Além de Richard Burton como Vic, Ian McShane como Wolfe, Nigel Davenport como o policial Bob Matthews, Fiona Lewis como Venetia, Joss Ackland como Edgar e Elizabeth Knight como Patti.

Filme legendado abaixo com o link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...