sábado, 18 de setembro de 2021

Manhunter (Caçador de Assassinos), de Michael Mann (1986)

O agente do FBI Will Graham (William Petersen, foto ao lado) capturou o diabólico Dr. Hannibal Lecktor (Brian Cox) e quase perdeu a cabeça no processo.

Mas quando ele é chamado de volta da aposentadoria para caçar um psicopata conhecido como Fada do Dente (Tom Noonan), ele deve, mais uma vez, confrontar os horrores de “Hannibal, o Canibal”.

Baseado em livro de Thomas Harris, “Red Dragon”, com roteiro do próprio diretor Michael Mann.

Durante as filmagens deste filme, Anthony Hopkins estava fazendo Rei Lear no teatro National Theatre, em Londres. Durante as filmagens de “O Silêncio dos Inocentes” (1991), Brian Cox fazia Rei Lear no mesmo National Theatre.

O título original do filme era para ser “Red Dragon”, o mesmo do livro. Contudo, quando o filme “O Ano do Dragão” (1985) se tornou um fracasso de bilheteria, o produtor Dino De Laurentiis decidiu evitar o título ‘dragão’. 

Quando a produção não conseguiu permissão para filmar a bordo de um avião comercial, o diretor Michael Mann colocou os atores, atrizes e equipe em um voo noturno de Chicago para Flórida, para onde a produção iria se dirigir para filmar. Uma câmera simplificada, equipamento de som e luz foram levados para bordo em malas pequenas. Os pilotos e comissários de bordo foram agradados com presentes de jaquetas de equipe de filmagem.

Brian Cox disse em uma entrevista que ele baseou sua caracterização do Dr. Hannibal Lecktor no serial killer Peter Manuel.

Este foi o único filme de “Hannibal” onde seu sobrenome é escrito como “Lecktor”, por alguma razão. Nas outras adaptações do livro, é escrito como ‘Lecter’.

A cena, em que Reba McClane (feita por Joan Allen) toca um tigre sedado, é mesmo de um verdadeiro tigre sedado. O veterinário é feito por um veterinário real.

Brian Cox faz Hannibal tão bem quanto Anthony Hopkins, mas não tão carismático. Isso o faz mais realista aqui neste filme em vez de ser um superhomem, como personagem acabou se tornando mais tarde.

Com William Petersen como Will Graham, Kim Griest como Molly, Joan Allen como Reba, Brian Cox como H. Lecktor, Dennis Farina como Jack Crawford, Tom Noonan como Francis Dollarhyde e Stephen Lang como Freddy Lounds.

Trilha sonora de The Reds e Michel Rubini.

Veja o filme no link abaixo:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0alA4boWjrdc1wzY_O?e=LsDg2Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...