terça-feira, 1 de junho de 2021

Now, Voyager ( A Estranha Passageira), de Irving Rapper (1942)

Bette Davis é Charlotte Vale, uma mulher solteira, filha temporã e oprimida por parte de uma mãe conservadora e ditatorial, feita por Gladys Cooper. A ajuda para Charlotte vem na pessoa do Dr. Jaquith (Claude Rains), que indica mudança de ares e ficar um tempo no sanatório administrado por ele (Cascades). Charlotte parte depois para uma viagem de descobertas, de encontrar a si mesma.

A cinematografia é excelente, que pode ser percebida pela alta resolução do filme (veja link abaixo). 

O filme também vale pelas presenças de Paul Henreid e de Claude Rains, que, em seguida após o término deste filme, foram filmar Casablanca. Rains terminou sua cena nesse filme em 3 de junho de 1942 e fez sua primeira cena em Casablanca às 10h30 da manhã seguinte.

O título do filme vem de um poema de Walt Whitman, para simbolizar a saída de um casulo onde Charlotte se encontrava. O filme é baseado em romance da escritora Olive Higgins Prouty.

Foi o filme de maior bilheteria da carreira de Bette Davis, embora muitos achem que "All About Eve" com ela, seja o maior trabalho da atriz.

Ao final do filme, a célebre frase dita por Charlotte: "Oh, Jerry, não se contente com a Lua, nós temos as estrelas." foi votada como a 46º citação dentre as 100 mais do American Film Institute.

Por três vezes durante o filme, Paul Henreid acende dois cigarros ao mesmo tempo, sempre cedendo um para Bette. Esse ato, embora não tenha sido criado aqui, já havia sido feito em outro filme, mas nesse ficou mais marcado. Paul Henreid não podia ir para qualquer lugar, que sempre apareciam mulheres pedindo para acender cigarros para elas.

Bette viaja para a América do Sul de navio, desembarca no Rio de Janeiro de 1942, o Rio de Janeiro de Getúlio Vargas à época. Há cenas com um taxista chamado Giuseppe (Frank Puglia), levando Charlotte e Jerry (Paul Henreid) para o Pão de Açúcar, mas o taxista não fala Inglês e nem Charlotte ou Jerry falam Português. Os dois se incomodam que Giuseppe fica dando voltas, como se estivesse perdido e não chega ao destino. Por imprudência do taxista, o carro acaba caindo morro abaixo. Dá para entender algumas palavras em Português do taxista. Originalmente, o livro fala da viagem para Nápoles e não ao Brasil, mas o Giuseppe foi mantido e o adequaram a um personagem carioca.

Bette Davis e Gladys Cooper (que faz a mãe dela no filme) receberam indicação de Melhor Atriz Principal e Melhor Atriz Coadjuvante respectivamente.

Em suas memórias de 1987, Bette Davis conta que Claude Rains era seu ator e colega favorito.

E Paul Henreid pede em uma restaurante a mesma bebida que ele pede em Casablanca: Dois Cointreaus.

Abaixo o link do filme:

https://1drv.ms/v/s!AjMUR7SXEhT_yn2EQ96rO9mrPGPr?e=L2rJqJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário