quinta-feira, 3 de junho de 2021

Dunkirk ( O Drama de Dunquerque), de Leslie Norman (1958)

Filme relata a famosa evacuação das forças britânicas da praia de Dunkirk (ou Dunquerque) em Maio-Junho de 1940. Visto pelos olhos de um pequeno grupo de soltados da infantaria e seu líder, cabo Binns, e também pelos olhos de civis que ajudaram a evacuar os soldados com seus barcos particulares.

A história marca a Batalha de Dunkirk como uma derrota dos britânicos e aliados, pois as forças alemãs espremeram franceses, belgas e britânicos para a direção da praia e infligiram cerca de 60.000 mortes nos Aliados. 

Nessa evacuação, cerca de 300 mil soldados foram resgatados, algo que pode ter sido fatal para a derrota final dos nazistas na guerra. Há quem diga que Hitler pediu a seus generais que descansassem e recuperassem os equipamentos, como também para um gesto à Inglaterra por um possível esforço de paz.

Os principais atores são John Mills como cabo Binns (Tobby), Bernard Lee como Charles Foreman e Richard Attenborough como John Holden, como um dono de um barco e receoso de levá-lo para fazer resgate, pois tinha esposa e um bebê. 

Attenborough, em uma cena no bar no começo do filme, chega a falar em ‘bela guerra’ (lovely war) e, mais tarde, ele acabaria dirigindo um filme musical com esse título, “What a Lovely War” (1969). Seu neto, Will, apareceu na refilmagem da batalha. Dunkirk (2017).

As cenas na praia foram filmadas em Camber Sands no litoral sul da Inglaterra, enquanto a cidade de Dunkirk foi recriada na cidade próxima de Rye.

Este filme foi o de maior bilheteria na Inglaterra em 1958.

Curiosidade que a trilha sonora deste filme, de Malcolm Arnold, foi reutilizada para o filme "O Mais Longo dos Dias", de 1961.

Veja abaixo filme legendado em Português.

https://1drv.ms/v/s!AjMUR7SXEhT_yn5VMnysf1BlQPeQ?e=pCwTUD



Nenhum comentário:

Postar um comentário