quarta-feira, 9 de junho de 2021

Dernier Domicile Connu (Último Domicílio Conhecido), de José Giovanni (1970)

Lino Ventura faz o policial (Leonetti), um policial duro e violento, que detém o filho de um poderoso advogado e este procura vingança. Leonetti após ser admoestado é enviado para um distrito do subúrbio. Ele não gostou da ideia de ser rebaixado para um policial de segunda categoria, mas ele é designado a formar uma equipe. Lá ele conhece a jovem e bela Jeanne Dumas (Marlène Jovert). Ambos juntam forças para pegar pequenos delinquentes. Mais tarde, a dupla é designada para uma tarefa mais difícil: encontrar uma testemunha desaparecida, cuja prova é crucial para condenar um assassino chamado Soramon (Guy Heron). Eles vasculham Paris, perguntando a pessoas, vizinhos, encontrando várias pistas. Enquanto isso, eles são perseguidos por um gangster misterioso, chamado Greg (Michel Constantin).

Lino Ventura, pelo seu rosto de boxeador, é um perfil adequado para filmes de gangster e filmes policiais, onde apareceu em vários filmes assim, com Alain Delon, Belmondo  e Jean Gabin.

Filme foi dirigido por José Giovanni, que parece ser português pelo nome, mas é um francês de Paris, que participou na Resistência Francesa, durante a Segunda Guerra. Ele trabalhou como lenhador, mergulhador, guia de turismo e minerador. Escreveu 20 livros, 2 livros de memórias, 33 roteiros e dirigiu 15 filmes para o cinema e 5 filmes para TV. Seu romance, “Le Trou” (O buraco, gíria para prisão), se tornou um filme clássico e foi baseado em sua própria fuga de uma prisão de Paris.

O Último Domicílio Conhecida tem uma bela trilha sonora de François de Roubaix, cuja suite, pode ser ouvida aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AD-Pv7SBT_g

No final do filme há uma citação do poeta romeno Eminescu: "La vie est un bien perdu pour celui qui ne l'a pas vécu comme il aurait voulu" ("A vida é bem perdido por aqueles que não a viveram como eles gostariam de ter vivido.”

Link do filme legendo em Português abaixo:

https://1drv.ms/v/s!AjMUR7SXEhT_yn-Nv8fZ2uo8TdZB?e=4dpfjs



Nenhum comentário:

Postar um comentário