domingo, 29 de agosto de 2021

Tre Fratelli (Três Irmãos), de Francesco Rosi (1981)

Em uma fazenda, no sul da Itália, uma mulher idosa morre. Seu esposo manda telegrama, convocando seus filhos.

De Roma, Raffaele, um juiz, que está lidando com um caso político, do qual ele tem medo de ser alvo de assassinato.

De Nápoles, o religioso e ideológico Rocco, que dirige um reformatório para meninos.

De Turim, Nicola, um trabalhador de uma fábrica, que se envolve com disputas no trabalho.

Tre Fratelli, ou Três Irmãos, é baseado em obra do dramaturgo Andrei Platonov e que foi adaptado pelo conhecido roteirista Tonino Guerra. Co-roteirizado por Francesco Rosi, que nunca parece ter alcançado sucesso merecido internacional de outros diretores italianos, a despeito de ótimos filmes como "Salvatore Giuliano" e "O Caso Mattei".

A estória original é situada na Rússia, no começo do século 20. Já esta adaptação é situada na Itália, na segunda metade do século. Embora culturalmente diferentes, a Rússia Soviética e a Itália, a estória é bem contada e se encaixa.

A despeito das diferenças entre os irmãos, no fim, todos os lados são forçados a reconhecer que eles são ainda uma família.

A neta parece representar a inocência que os irmãos foram forçados a abandonar, quando partiram para vidas separadas.

Uma cena sentimental e antológica é proporcionado pelo pai deles e a mãe falecida, quando ele entrega um coelho para a esposa e esta se despede dele.

Com Philippe Noiret como Raffaele, Michele Placido como Nicola, Vittoria Merrogiorno como Rocco, Andréa Ferréol como a esposa de Raffaele e Marta Zoffoli como Marta.

Trilha sonora de Piero Piccioni.

Segue abaixo link para o filme. Há legendas embutidas em Português e Inglês. Quando usar um player de vídeo, clicar com botão direito do mouse e escolher a legenda em Português. 

https://1drv.ms/u/s!AsG-jsm3UF0akROeQs6nLWHa7CeK?e=BZXIDL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...