domingo, 29 de agosto de 2021

Katyn, de Andrzej Wajda (2007)

Filme indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2008.

Ele relata o massacre de oficiais e cidadãos poloneses na Floresta de Katyn em 1940. 

Aproximadamente 22.000 pessoas foram assassinadas e, dentre elas, 14.000 militares poloneses.

Por que os soviéticos, que ocuparam a Polônia  mataram essas pessoas?

Porque essas pessoas eram considerados a 'intelligentsia' do país, ou seja, formavam um grupo de intelectuais e pessoas de alto nível educacional, quando consideradas por terem cultura e influência política. E, portanto, perigosos para o regime e a ideologia comunista.

Os próprios soviéticos se encarregaram de espalhar que os nazistas haviam sido os verdadeiros assassinos, fato que ficou por muito tempo como verdade. 

O próprio pai do diretor, Andrzej Wajda (na imagem acima), foi morto no massacre. Na época, ele tinha apenas 13 anos de idade. Os restos mortais do seu pai jamais foram encontrados.

O filme começa em 1939 com a invasão da Polônia a oeste pelos alemães e a leste pelos russos, que eram aliados pelo Pacto de Não Agressão assinado por Hitler e Stalin. Com a rendição por parte dos militares poloneses, dezenas de milhares deles caíram nas mãos dos soviéticos e foram colocados em campos de concentração.

Após algum tempo, o destino dos prisioneiros permaneceu um mistério, até que em Abril de 1943, os alemães anunciaram que encontraram covas coletivas de militares na Floresta de Katyn, perto da cidade Smolensk, Rússia Ocidental. Foram encontrados mais de 4.000 corpos.

Link do IMDb, para conhecer os principais atores do filme:  https://www.imdb.com/title/tt0879843/?ref_=tt_urv

O filme pode ser visto no meu canal do YouTube: Seleções Revista CineTV  através deste link: https://youtu.be/zmcJNo19Tw4

E abaixo link para o filme legendado em Português para assistir ou baixar:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0akRR_WWqpKzrn1Ccq?e=w1SmIY


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...