sábado, 14 de agosto de 2021

It Came From Outer Space (Veio do Espaço), de Jack Arnold (1953)

Depois de algum sem postar filmes aqui e estar ocupado com meu canal de filmes no YouTube, Revista Cine TV+, publico abaixo um clássico da ficção científica, "Veio do Espaço", de Jack Arnold, de 1953.


Este filme de ficção científica, modesto para os padrões de hoje, foi baseado em um conto de Ray Bradbury, “The Meteor” e talvez seja um dos filmes mais imitados na história do cinema. Muitos dizem que personifica o medo vermelho de uma possível invasão dos comunistas após a 2ª Guerra Mundial.

O palco das ações é no deserto do Arizona e envolve a queda de um misterioso meteoro, a princípio. O casal Richard Carlson e Barbara Rush presenciam a queda e vão até o local para investigar.  A queda originou um buraco de 30 metros de largura. John Putnam (Richard Carlson) desce para ver melhor e acaba descobrindo que o meteoro, na verdade, é uma espaçonave e vê o que parece ser uma criatura como um polvo com olho enorme. Um desmoronamento acaba encobrindo a espaçonave e agora começa a luta de Jack para convencer as pessoas que não era um meteoro.

Com Richard Carlson como o astrônomo Jack Putnam, Barbara Rush como Ellen Fields, Charles Drake como Sheriff Matt Warren e Russell Johnson como George. Na imagem acima, Richard Carlson e Barbara Rush.

Esse filme pode ter estimulado Rod Serling a criar seu “Além da Imaginação”. O filme parece um pouco um episódio da série. Russel Johnson, que fez alguns episódios da série, também ficou famoso como o professor da série “A Ilha dos Birutas” (Gilligan´s Island).

De acordo uma revista da época, o efeito ‘bolha’, que podemos ver na imagem do alienígena, foi criado usando uma bolha grande especialmente formulada, colocando-a ao redor da lente da câmera. A filmagem tinha que ser rápida, porque o efeito da bolha desaparecia logo.

Este filme foi um dos poucos filmes americanos dos anos 50 a colocar os créditos iniciais ao final em vez do começo.

Foi o primeiro filme 3-D do estúdio da Universal.

A cena em que a espaçonave destrói um navio foi, na verdade, um clip do navio britânico HMS Balham explodindo, depois de ser bombardeado em 1941.

Veja o filme no link abaixo:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0akG-BQ8JYJfnb8nFG?e=BPLy1a

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...