quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Cromwell, O Homem de Ferro , de Ken Hughes (1970)

Desgostoso com as políticas do Rei Charles I, Oliver Cromwell planeja levar sua família para o Novo Mundo. Mas na véspera de sua partida, Cromwell é arrastado e fica emaranhado com os assuntos de religião e política, que irão resultar na Guerra Civil Inglesa.

O filme não é preciso na descrição histórica, mas tem muito bons elementos. Ganhou o Oscar de Melhor Figurino e foi nomeado como Melhor Trilha Sonora, além dos desempenhos ótimos de Alec Guinness, como Carlos I, e Richard Harris como Cromwell. Alec parece até fisicamente com o rei e transmite bem o seu modo autocrático e tirânico, sua convicção na crença de que ele está certo e acaba assumindo posições erradas. O filme pretende mostrar as qualidades de Cromwell, mas não cobre a sua transformação mais tarde em um ditador hipócrita e impiedoso.

Richard Harris disse que teve um colapso nervoso durante as filmagens e uma vez ele acordou achando que eles iriam realmente executar o Rei Charles I.

O ator era talvez o menos provável candidato para o papel do líder puritano que, segundo muitos historiadores, cometeu um quase genocídio na Irlanda. Embora sendo um nacionalista irlandês, Harris deixou de lado as circunstâncias históricas e se tornou intrigado com Cromwell como um 'símbolo de integridade e ansioso por reformar a sociedade'. Harris insistia de que não era necessário para um ator acreditar estritamente no personagem, que ele iria interpretar. Em vez disso, ele se inspirou na natureza idealista de Cromwell, seu objetivo de tirar o país das mãos dos aristocratas e sua rigorosa autodisciplina, um traço que Harris admirava. Abaixo na foto, Richard Harris com Alec Guinness.

Cromwell  morreu em 1658, com 59 anos. Acredita-se que ele morreu de malária e infecção urinária. O corpo dele foi exumado e postumamente decapitado em 1661, 12 anos depois da execução de Charles I.

O diretor Ken Hughes ficou fissurado com o assunto, depois de ler uma biografia de Cromwell no começo dos anos 60. Durante os próximos nove anos, ele leu mais de 120 livros sobre ele e viajou pela Inglaterra para visitar locais históricos e fazer pesquisas em museus e cartórios de registros. Ele conseguiu fazer o filme depois que encontrou o produtor Irving Allen, ele também um que compartilhava uma obsessão por Cromwell.

Em uma entrevista para a BBC, Richard Harris deliberadamente 'quebrou' a sua voz ao gritar por duas horas nas montanhas da Espanha, onde o filme teve locações. Ele disse que queria que sua voz contrastasse com a voz mais melódica de Alec Guinness.

Veja o filme em cores e alta resolução neste link:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0agRmVxhpUDeKtH838?e=Q0ofp7

4 comentários:

  1. Sou fã do blog , muitíssimo obrigado pelas postagens e pelas ótimas informações sobre o filme e o bastidores.
    Simplesmente sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Walter. Vou colocar em breve os episódios da minissérie "Elizabeth R" sobre a Rainha Elizabeth I, com Glenda Jackson.

      Excluir
  2. Olá, vocês saberiam onde eu poderia obter uma cópia do filme "Cromwell, O Homem de Ferro", dublado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil conseguir dublado, Tenho o contato de alguém, que costuma ter muita coisa dublada: magobardo@yahoo.com e no Instagram @magobardojc .. Boa sorte, Valdemir Fernandes, RevistaCineTV.com.br

      Excluir

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...