quinta-feira, 14 de julho de 2016

(Time Travelers) Passagem para o Futuro (1964) - FILME BLOQUEADO PELO YOUTUBE

The Time Travelers (1964) – Passagem para o Futuro (1964)

A razão pela qual esse filme, mesmo depois de 50 anos, está na lista de favoritos de muita gente que gosta de ficção científica, é porque ele é bem feito, com todas as condições de um orçamento baixo e efeitos especiais simples para os padrões de hoje. O enredo é muito mais criativo do que muito do se exibe hoje em dia, quer TV ou cinema. Este é um daqueles filmes meio desconhecidos que, depois que você vê, nunca mais deixa de esquecer. Fica marcado para sempre na memória.

Em resumo, retrata uma equipe de cientistas trabalhando em um campus de universidade com uma tela grande de visualização, projetada par mostrar imagens do passado e do presente e talvez do futuro. Devido à pressão pelo corte de investimentos, eles colocam o equipamento no limite, que acaba ocasionando curtos circuitos, e acidentalmente criando um portal no tempo para o futuro... o resto é spoiler.
O conceito pode ter influenciado outras séries como “O Túnel do Tempo” e, acho, que ainda mais, a série Stargate SG-1.

Um dos pontos altos do filme é a cena onde o portal aparece, quando eles estão do outro lado do portal, na Terra do futuro. É uma cena bem realizada com seu efeito especial (nunca vi nada parecido) e aterrorizante, pois os cientistas veem desaparecer a única esperança que tinham para retornar à Terra de sua época. O outro ponto alto é o final, também assustador, intrigante, avant-garde e que virou cult. Não deixe de assistir até o final.

Curiosidades: o campus usado foi o da Universidade do Sul de Califórnia e todos os atores mutantes do filme foram feitos pelo time de basquete do Los Angeles Lakers, devido à grande altura deles.
Há uma ponta, como um dos técnicos do laboratório no futuro, do famoso editor de ficção científica Forrest J. Ackerman. Veja link da Wikipedia sobre ele: https://en.wikipedia.org/wiki/Forrest_J_Ackerman
Está em Inglês. Uma pena que não existe nada dele em português na Internet.
À direita, imagem dele no filme: 

Muitos atores são bem conhecidos. Preston Forster, o chefe da equipe de cientistas, trabalhou em grandes filmes da década de 30 e 40, entre eles: Últimos dias de Pompeia (1935); O Delator (1935), Legião de Herois (1940) e Minha amiga Flicka (1943), entre outros. Phil Carey, seu assistente, participou com papeis secundários em dezenas de westerns e em séries de TV. E Steven Franken, que faz o papel do mensageiro curioso Danny. Steven fez alguns papeis na série A Feiticeira e em outras dezenas de séries, além do mordomo impagável bêbado do filme Um Convidado bem trapalhão – The Party -  com Peter Sellers. E finalmente John Hoyt, que faz o papel do Dr Varno. Ele participou em vários filmes e é mais reconhecido por participar de um dos pilotos da série clássica Star Trek, junto com o ator Jeffrey Hunter.

Por final , este post é um tributo a Ib Melchior, autor da estória/roteiro e diretor do filme. Ele é autor de vários livros de ficção científica. Faleceu no ano passado, 2015, com 97 anos. Ele será ainda retratado nesse blog na nossa futura Seção de Biografias.


O filme, com novo link logo embaixo para ver ou download, não se encontra na Internet do jeito que está, isto é, com legendas em português. É uma raridade. As legendas foram obtidas do site OpenSubtitles e mixadas ao filme. Boa diversão! Comentários são bem-vindos.

https://1drv.ms/v/s!AjMUR7SXEhT_yxRaMuQv5fGiLZpF?e=LWgBig

5 comentários:

  1. Estava a procura desse filme. Obrigado por disponibiliza-lo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já coloquei novo link. Agora com resolução 1080p.

      Contribua com o blog. Já disponibilizei telefone/chave (11)98191-4097 para contribuições via PIX.

      Excluir
  2. Legal. O final é marcante. Veja se o link ainda está ok, porque faz tempo que eu postei e estava em outra nuvem.

    ResponderExcluir
  3. Também postei no meu canal no YouTube: https://youtu.be/j28a2wHwjS0

    ResponderExcluir
  4. Pena que nem o link e nem o canal ainda estão disponíveis

    ResponderExcluir

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...