quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Mordomo e a Dama (1957) - Comédia Inglesa - Filme para baixar


O Mordomo e a Dama

Este é um filme de 1957, que assisti há muito tempo e é daqueles que você vê e nunca mais esquece. Mais uma daquelas deliciosas comédias inglesas.

O título original em inglês é The Admirable Crichton, mas nos EUA foi distribuído como The Paradise Lagoon. O título brasileiro foi mais feliz que o americano.

Baseia-se em peça de J.M. Barrie, conhecido por nos dar Peter Pan, Capitão Gancho e Sininho.
É a estória de um lorde inglês, Lord Loam (Cecil Parker) que tem a ideia revolucionária, para  a época, de tratar seus criados como seus iguais, pelo menos de vez em quando. 

Durante uma tarde de chá com essa confraternização, uma de suas filhas é presa dentre uma manifestação a favor do voto feminino. O lorde se chateia e seu mordomo lhe sugere umas férias com a família nos mares do Sul. O iate do lorde pega uma tempestade e acabam náufragos em uma ilha tropical e daí tudo muda. Uma grande crítica de Barrie sobre a aristocracia arrogante dos ingleses. Quem assiste Downton Abbey, vai perceber.

O ator principal aqui é o mordomo, feito pelo ator Kenneth More. Ele está muito bem no papel e parece ligado! a navios (O Mordomo e a Dama, Somente Deus por Testemunha (o melhor filme sobre o Titanic) no ano seguinte, e depois Afundem o Bismarck. Ele sobrevive nos dois naufrágios!! Neste filme e no Titanic.

A atriz que faz a Tweeny, um termo inglês que designa uma criada do meio, uma sub-lacaia, é Diane Cilento, que já foi esposa de Sean Connery e participou de filmes como Tom Jones, Agônia e Êxtase e Hombre.

O diretor é Lewis Gilbert, que dirigiu depois vários filmes de 007. Ele está vivo ainda, com 96 anos!


O filme foi filmado nas Bermudas e eu consegui um pedacinho do filme dublado pela AIC, com Dráusio de Oliveira fazendo o Mordomo. Veja o trecho abaixo. Um tributo ao Dráusio (nosso eterno Jack Lemmon, Rock Hudson e Richard Burton).
Infelizmente não há, na Internet, o filme totalmente dublado. Desta forma, coloco abaixo uma versão legendada para baixar. Eu pessoalmente revisei todas as legendas, para melhor qualidade.
Segue o link abaixo:


2 comentários:

  1. Grande filme vi quando criança, cara você fez uma coisa linda ainda bem que existe pessoas como você !

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Lindomar.
    Garanto que vc torceu para outro final do filme.

    ResponderExcluir

The Chessplayer - El jugador de ajedrez - (2017)

In 1934 Diego Padilla wins the Spanish Championship of Chess and meets Marianne Latour, a French journalist, and they fall in love. At the e...