domingo, 2 de janeiro de 2022

Dante´s Inferno, de Ken Russell (1967)

Nada sobre uma adaptação do livro clássico de Dante Alighieri (A Divina Comédia), mas um filme sobre o ciúme e a complexa e dolorosa relação entre o obscuro poeta/pintor/ilustrador inglês, de origem italiana, Dante Gabriel Rossetti (1828-1882) do polêmico e genial diretor Ken Russell. 

Relata o ciúme e a complexa relação de Rossetti com sua esposa Elizabeth, inclinada a ficar doente. Eles são membros da alta sociedade, dos pintores burgueses, poetas e filósofos. Rossetti luta com suas próprias emoções por sua esposa, ao passo que ela se recusa ao seus avanços sexuais antes do casamento. E depois que casam, ela se mostra incapaz de ter filhos. Ela acredita que ele engravidou uma outra mulher (uma modelo), comete suicídio e quando ele decide enterrar seus melhores poemas com no caixão dela, ele fica louco ao ser confrontado com a ideia de exumar o caixão e recuperar o livro para vender aos seus fãs. Filme pertence à série de TV inglesa 'Omnibus", que foi de 1967 a 2003), com principalmente documentários sobre artes.

Com Oliver Reed como Rossetti, Judith Paris como Elizabeth, Izabella Telezynska como Christina e Andrew Faulds como William Morris.

Veja aqui o filme com legendas apenas em inglês: https://youtu.be/SzJq_TEmYy4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...