quarta-feira, 12 de janeiro de 2022

Hal - Documentário sobre o diretor Hal Ashby, de Amy Scott (2013)

Antes de comentar sobre o filme documentário deste post, aviso que o YouTube novamente removeu meu humilde e audaz canal de filmes Seleções Revista CineTV. O YouTube costuma fazer esse tipo de apunhalada pelas costas. Ele te permite publicar, informa que não há problemas de copyright. Depois de alguns meses, aparece algum detentor reivindicando ser o dono do copyright e, em vez do YouTube, apenas remover o filme, ele te maceta na cabeça um belo strike, como no jogo de boliche. E lá vou eu reclamar com eles, mas eles não dão a menor bola e nem se desculpam pelo erro. Como eles não têm concorrência, eles fazem o que bem entendem. Canal removido, continuamos com o blog aqui.

Este post é documentário sobre o diretor de cinema Hal Ashby, que muitos devem conhecer por filmes como ‘Shampoo” e “Being There”.

Ele morreu em 1988 com apenas 59 anos.

Este documentário sobre sua vida e obra é dirigido por Amy Scott, ilustrando a paixão de Ashby pelos filmes, começando a carreira como editor (ganhando um Oscar na categoria) e depois partindo para a direção, um caminho frequente dos editores – David Lean, por exemplo. O documentário mostra as brigas contínuas de Ashby com os executivos de estúdios e como isso e mais uma mudança dos filmes com conteúdo social fez exacerbar o seu declínio.

Muito do que vamos saber sobre ele, vem da voz do próprio Ashby e de recordações em entrevistas com Judd Apatow, Rosanna Arquette, Jeff Bridges, Beau Bridges, Jane Fonda, Lou Gossett, Lee Grant, Dustin Hoffman, Alexander Payne, Cat Stevens e Jon Voight. Também há depoimento do diretor Norman Jewinson, que deu a Ashby seu primeiro trabalho como editor.  Ashby ganhou o Oscar de Melhor Edição para o aclamado filme de Jewinson, “In the Heat of the Night” (No Calor da Noite), de 1967, cujo protagonista foi Sidney Poitier (recentemente falecido).

Documentário apenas com legendas embutidas em inglês. Não existem em português.

Veja o filme neste link: https://1drv.ms/u/s!AjMUR7SXEhT_gate-o3pX-R6Ibe0yQ?e=OcNVZy


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...