quarta-feira, 13 de julho de 2016

Continuações na TV para o Musical Hamilton

 Ideias para continuações de “Hamilton” na TV




Depois de Lin-Manuel Miranda, autor do musical Hamilton, juntamente com os principais atores,  terem deixado o musical na Broadway, os produtores querem saber se a estória, ou melhor, a história, por ter sido baseada em fatos verídicos da história americana – Alexander Hamilton foi o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América. Estabeleceu o First Bank of the United States e teve influência no desenvolvimento das bases do capitalismo corporativista americano. Morreu em 1804 num duelo com o então vice-presidente  Aaron Burr, pois foi acusado de conspiração contra a nação norte-americana, por ter criado um banco central para justamente manipular de forma negativa a economia do país (Segundo o que diz a Wikipedia), possa alçar outros voos. O musical, que recentemente ganhou 11 Prêmios Tony – nome do maior prêmio dado para o teatro americano – tem lotação esgotada para vários meses, mas que seguirá com novo elenco. A crítica de TV do Variety, Maureen Ryan, oferece algumas ideias (com os títulos sugeridos), das quais destaco duas delas, de como a indústria da televisão pode conseguir manter os fãs do musical agora na telinha.

“Hamilton , sua vida”:  Algumas canções de Hamilton descrevem a vida trágica de Alexander Hamilton. Por que não uma série de TV focando o jovem Hamilton; poderia lidar com as vidas dos pais, a morte da mãe, o furacão do qual sobreviveu e a série de eventos que o levaram a viajar da Inglaterra para Nova York e se tornar um dos Pais Fundadores do País.

“As Irmãs Schuyler” : Apenas três delas aparecem no musical,  mas há cinco destas mulheres e suas vidas podem criar um bom enredo de novela, centralizada nas suas relações. Um dos pontos altos do musical é como se descrevem as ligações complexas de Angelica Schuyler e Elizabeth Schuyler tiveram com o infatigável Hamilton. Elas o amavam, mas Angelica era casada com outra pessoa e o amor de Elizabeth e Alexander foi verdadeiro, mas ele a enganou várias vezes. Esse spinoff pode agradar o público feminino.

 Uma ideia de série spinoff (continuação) para Hamilton, aqui deste blog:
“A Independência”: Há um vasto campo de ação para se criar uma série com os acontecimentos da época da Revolução de Independência dos Estados Unidos contra a Inglaterra. Tantos personagens podem ser estudados, como George Washington, o próprio Hamilton, Aaron Burr, Thomas Jefferson, para citar apenas alguns e o lado de lá dos ingleses com seus personagens.
Houve uma tentativa com a série John Adams, mas não se explorou toda a potencialidade que aquela época pode gerar.

Fazer uma série, onde todo mundo já sabe qual será o final, parece não despertar muita curiosidade e interesse, mas a série poderia explorar revisionismos históricos e colocar versões e pontos polêmicos, desafiando a história escrita. Como, por exemplo, a dentadura de George Washington era mesmo de madeira? Thomas Jefferson teve realmente um filho com uma escrava?
Não há livro sobre o Hamilton em português, infelizmente. Se você sabe ler em inglês, veja
o livro de Ron Chernow, no qual Lin-Manuel Miranda se baseou para fazer o seu musical. O livro pode ser encontrado aqui nesse link:


Livro custa R$67,88 na Amazon aqui no Brasil. Tem mais de 800 páginas. Certamente, um mergulho profundo e interessante na história. Pena que no Brasil, filma-se ou se escreve muito pouco sobre a nossa história.

Para aqueles que ainda não viram o musical Hamilton, coloco abaixo um pequeno trecho:




Texto Baseado em parte no artigo de Maureen Ryan da revista Variety

Nenhum comentário:

Postar um comentário

The Chessplayer - El jugador de ajedrez - (2017)

In 1934 Diego Padilla wins the Spanish Championship of Chess and meets Marianne Latour, a French journalist, and they fall in love. At the e...