sexta-feira, 8 de janeiro de 2021

A Morada da Sexta Felicidade (The Inn of the Sixth Happiness), de Mark Robson (1958)


Ingrid Bergman vive uma doméstica a serviço de um explorador aposentado, que decide se juntar a uma missionária inglesa (Sara Lanson como Athene Seyler), que dirige uma hospedaria para cuidar de inválidos, oferece comida a viajantes e tenta convertê-los ao Cristinianismo.
 
Gladys economiza dinheiro suficiente para viajar à China via Ferrovia Trans-Siberiana. Chegando lá, ela se torna asistente de Sara Lanson.
Gradualmente, Gladys ganha a simpatia da população do local, pelo seu bom trabalho e sua abordagem amiga. Logo, ela se torna conhecida como "Jan-Ai" (Aquela que ama o povo).
Depois da morte da Sra. Lanson, Gladys vai trabalhar como inspetora de pés, para reforçar uma determinação do governo contra a prática de enfaixamento de pés de meninas, para que eles fiquem sempre pequenos. O grande Robert Donat faz o papel de um mandarim que fica irritado com a interferência dela e a envia para fazer inspeções a fim de se livrar dela. Mas depois de vê-la voltar depois de uma longa jornada, ele reconhece seu valor e mostra respeito pela sua dedicação e coragem.
 
A seguir, entra o personagem de Curd Jurgens, fato curioso de um alemão fazendo o papel de um chinês, Capitão Lin Nan, que chega ao local para reforçar a disciplina em vista da invasão japonesa em 1931. Curd, Donat e Ingrid na imagem abaixo.

Ela o ajuda a restaurar a ordem em um levante na prisão e quando Lin Nan vê a necessidade de avisar o povo do interior contra a invasão dos japoneses, Gladys, através de bandidos que ela abençou como amigos e agora devotados a ela, consegue ajudá-lo nos seus esforços.
Lin e Gladys se apaixonam e antes que ele deixe a região para se juntar ao exército chinês, ele dá a ela um anel de jade como sinal de seu sentimento e promete que em algum dia eles ficarão juntos para sempre.
 
Filme indicado ao Oscar de Melhor Diretor. Também indicado a Globo de Ouro e BAFTA. Ganhou um Globo de Ouro. 
Foi o filme final de Robert Donat. Ele morreu durante as filmagens. Ele tinha problemas de asma e ficou sem filmar por vários anos por causa desse problema. 
A verdadeira Gladys Aylward nasceu em 1902 e faleceu em 1970. Ele ficou muito embaraçada quando viu a parte romântica do filme. Ela realmente se apaixonou por um soldado chinês, mas eles nunca se casaram e o caso foi breve.
O nome real da hospedaria era "A Hospedaria das Oito Felicidades", que seriam o amor, a virtude, a gentileza, a tolerância, a lealdade, a verdade, a beleza e a devoção.

 
Assista ao filme no link abaixo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...