segunda-feira, 19 de outubro de 2020

As Oito Vítimas (Kind Hearts and Coronets), de Robert Hamer (1949)

Na prisão, à espera da sua execução na manhã seguinte, Louis, o 10º Duque de Chalfont (Dennis Price) resume os acontecimentos que o levaram a essa situação. Sua mãe havia sido banida da sua família, os D'Ascoynes, depois que ela se casou com o pai de Louis, que era considerado bem abaixo da classe da família. Depois da morte dela, os D'Ascoynes não permitiram que ela fosse enterrada na cripta da família. Louis, então, planeja sua vingança, e mata todos aqueles acima dele na sucessão, até que ele se torne Duque. Ao longo do caminho, ele se envolve com a casada Sibella, que, quando rejeitada, se certifica que ele acabe na prisão. No dia antes da sua execução, Sibella volta atrás com seu testemunho, salvando-o da forca, mas também o libertando. Uma vez fora da prisão, contudo, ele percebe que esqueceu de uma pequena coisa.

Com: Alec Guinness, Dennis Price, Valerie Hobson (Edith), Joan Greenwood (Sibella) e Hugh Griffith (Lord Steward)

Sir Alec Guinness quase se afogou na cena em que o Almirante afunda com seu navio. Guinness foi segurado por cabos, enquanto o set era inundado com água. Depois que a cena foi terminada, a equipe começou a ir embora, até que um técnico de repente percebeu que eles tinham esquecido de liberar Alec dos cabos que o seguravam. Ele imediatamente mergulhou na água com alguns cortadores de cabo e libertou Guinness. Felizmente para todos os envolvidos, Guinness ficou orgulhoso de sua habilidade de segurar a respiração por longo período de tempo.

Inicialmente ofereceram a Alec Guinness fazer quatro dos papeis. Foi ele quem insistiu em fazer os oito. O personagem do pároco era seu favorito. Dali a alguns anos, Guinness seria imortalizado no papel do Padre Brown.

A morte do papel de Agatha no filme causou uma certa preocupação a Alec Guinness. A cena, em questão, que era de um acidente em um balão, filmada nas proximidades dos Estúdios de Pinewood, fez ele perguntar aos produtores se ele tinha seguro de vida. Eles disseram que sim, cerca de 10 mil libras esterlinas, mas Guinness achava que não era suficiente. Ele então declarou que o balão não poderia ser elevado a mais que 15 pés, a menos que eles subissem o seguro para 50 mil libras. O estúdio Ealing Studios, reconhecido por ser pão duro, naturalmente recusou a solicitação de Guinness, informando que ele seria acompanhado por um conhecido balonista belga, oculto na cesta com ele. Guinness teimou em não fazer a cena e tiveram que colocar o balonista fazendo o papel de Guinness, usando o vestido e a peruca. Guinness riu por último, porque um forte vento levou o balão para fora do curso. O balonista belga foi encontrado a quase 60 km de distância, tendo que pular em um rio.

Além dos oito papeis feitos por Guinness, um quadro pode ser visto no castelo do Duque, mostrando um ancestral. Uma pintura para a qual Guinness posou.

A cena em que seis membros da família D'Ascoyne, todos feitos por Guinness, aparecem juntos, levou dois dias para ser  filmada.

Sir Alec Guinness (na imagem ao lado com Dennis Price à sua esquerda) levou muito a sério seus papeis, mas, às vezes, ele se perguntava quem era no momento da cena. Ele disse que tinha visões assustadoras de parecer que é um dos personagens e pensar e falar como um dos outros. Ele tinha apenas 34 anos quando fez esses oito personagens.

O diretor Rober Hamer e Alec Guiness se deram muito bem durante as filmagens e formaram uma amizade que duraria muitos anos. "Robert e eu falávamos a mesma língua e a gente ria das mesmas coisas", disse Guinness em suas memórias de 1985. 

Disseram que Alec Guinness rolou de dar risadas quando  leu o roteiro. Ele estava em férias na época e imediatamente enviou uma mensagem ao seu agente, confirmando que queria participar do filme.

Em 1999, foi ranqueado em 6º lugar dentro da lista dos 100 maiores filmes britânicos do século 20 do British Film Institute,

A música de abertura é baseada na aria "Il mio tesoro" da ópera Don Giovanni de Mozart. Ela aparece várias vezes. Por exemplo, a mãe de Louis toca no piano e seu pai canta perto do começo do filme. Esta era e ainda é uma das arias mais populares para a voz de um tenor.

Filme incluso da lista dos "1001 Filmes que você deve assistir antes de morrer", criada por Steven Schneider.

Vejam o filme aqui neste link:

https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0agQ0FP-2Lq6BK1m6k?e=GPSEI8


Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...