sábado, 18 de janeiro de 2020

Conspiradores (The Conspirators), de Jean Negulesco - Filme Noir de 1944

Título Original: The Conspirators

Escolhi este filme por dois motivos principais: pelo ótimo diretor Jean Negulesco e pelo ator Paul Henreid. De brinde, vieram Hedy Lamarr, Peter Lorre e Sidney Greenstreet. Estes dois últimos são presenças comuns em filmes ‘noir’ e filmes de intriga. Hedy Lamarr, além da sua beleza estonteante, por ter participado de “Sansão e Dalila”.
O enredo desse filme é sobre Paul Henreid como Vincent Van Der Lyn, um membro da resistência holandesa na Segunda Guerra, que acaba sendo forçado a ir para Lisboa, a fim de escapar dos nazistas. Lá, ele encontra um pequeno grupo de conspiradores. O líder do grupo, Ricardo Quintanilla, feito por Sidney Greenstreet, sabe que um dos membros desse grupo está espiando para os nazistas e quer que Van Der Lyn ajude a identificar o traitor.
Este filme tem muitas similaridades com “Casablanca”, feito 2 anos antes. Além do enredo mexendo com intrigas antinazistas, o elenco traz Paul Henreid, Sidney Greenstreet e Peter Lorre, que todos apareceram em “Casablanca”. E também do compositor da trilha sonora, Max Steiner , do diretor de fotografia, Arthur Edson e do estúdio, Warner Bros. Hedy Lamarr chegou a ser considerada para o papel de “Ilsa”, que acabou ficando com Ingrid Bergman. Hedy já havia aparecido no filme “Argélia” , de 1938, que também tinha um enredo similar a Casablanca.

O diretor Don Siegel, que ficou com a direção de filmes policiais com Clint Eastwood, iria estrear como diretor para este filme, mas depois de uma discussão com o chefe da Warner, Jack Warner, ele foi ‘rebaixado’ a diretor assistente e Jean Negulesco foi contratado para dirigir o filme.
Por volta de 22 minutos de filme, o personagem de Paul Henreid vai a Cascais, na região de Lisboa e dois cantores cantam a música brasileira "Maringá" do mineiro Joubert de Carvalho. Depois há ainda a irmã de Carmen Miranda, Aurora Miranda, cantando um fado.

Link renovado abaixo em 25 de dezembro de 2020. Filme ainda continua bloqueado no YouTube, apesar de seus 76 anos de idade. Uma pena que filmes como esse ainda continuam desaparecidos e cada vez mais difíceis de encontrar, mesmo que sejam por meio de pagamento.

Link do filme abaixo:
https://1drv.ms/v/s!AsG-jsm3UF0agR2odope642E74__?e=AcQ8DB

4 comentários:

  1. Uma boa idéia para o YouTube. Um abraço. Bom Natal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conseguiu assistir ao filme? Porque está em meu antigo armazenamento em nuvem, que está com instabilidades.
      Eu acredito que não postei no YouTube e postei aqui, porque deve ter sido bloqueado no YouTube. Vou tentar postar novamente.
      Agradeço aparecer por aqui e Feliz Natal e Próspero Ano Novo.

      Excluir
  2. Obrigado. Mas realmente não roda no YouTube.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cheguei a publicar hoje por alguns minutos e depois o Paul Henreid voltou das tumbas e mandou bloquear. Vou publicar novamente aqui no blog, renovando o link.

      Excluir