Thursday, February 9, 2017
"Babylon Berlin" : Como essa série alemã pode mudar a TV na Europa
"Parece que estamos vivendo em um período de pré-guerra," diz Henk Handloegten, diretor desse ambicioso drama, mostrando como estava a situação conturbada da Alemanha, antes da 2ª Guerra Mundial.
O mundo está pronto para Babylon Berlin?
A série de TV alemã, um drama envolvendo um crime, situado na Berlin do pré-guerra, é muito ambiciosa. Com um orçamento de $45 milhões, co--escrita e dirigida por Tom Tykwer (diretor de "Corra, Lola, Corra" e "Perfume: a História de um Assassino"), Achim von Borries e Henk Handloegten, a série pode se declarar como a série mais cara (de língua não inglesa) já feita para a TV. Se ela der certo, pode mudar como a Europa faz TV hoje em dia.
"Isso nunca foi feito antes," disse o produtor Jan Mojto, cuja produtora é uma das que está financiando Babylon Berlin com a rede pública alemã ARD e a a privada TV Group Sky e que está vendendo a série para o mundo todo."É um novo modelo de se criar televisão...mas é apenas um modelo, porque coisas medíocres e comuns não têm chance nesse mercado."
Comum é algo que Babylon Berlin certamente não é. Baseada na série de livros do escritor alemão Volker Kutscher, é uma estória sobre um crime com toques de Raymont Chandler, sobre um detetive alemão, Gereon Rath (interpretado por Volker Bruch), que é enviado a Berlim para investigar uma rede de pornografia, comandada pela Máfia russa. Tudo isso com o pano de fundo da Alemanha em 1929, com todos os seus problemas sociais e políticos, que iriam levar mais tarde à subida de Hitler ao poder.
"O truque é tentar criar um ambiente em que as pessoas na época não sabiam o que iria acontecer," diz Tykwer. "Ninguém em 1929 poderia ter imaginado o que a Alemanha iria se tornar."
Os paralelos para o mundo atual - a crise financeira e a ascensão de Donald Trump, assim como a dos partidos de direita por toda a Europa - são óbvios, mas, de acordo com os diretores, não são propositais.
"Nós começamos a trabalhar nessa série em 2013 e desta data em diante, o mundo começou a ficar parecido com o final dos anos 20," afirma Handloegten. "Nós tínhamos o paralelo entre a crise da bolsa de 1929 e a crise de 2009. Houve a crise do Euro, o aumento no populismo, o anseio por soluções simples e de um homem forte para assumir o comando. O mundo parecia estar acompanhando os nossos roteiros."
A ascensão dos nazistas, a devastação da 2ª Guerra já foi bastante mostrada em filmes e na TV. Pouco se viu do período anterior, quando a democracia, na forma da idealista e cheia de erros da República de Weimar, ainda estava recente na Alemanha e o país em meio a uma revolução social, política e cultural.
"Os anos 20 foram tempos loucos, a sociedade não era conservadora e cuidadosa, mas sim experimental," diz von Borries. "Berlim era uma capital internacional, cosmopolita, atraindo jovens e artistas de todo o mundo, muito de como é hoje. Eles todos caminhavam juntos nas ruas de Berlim: comunistas, nazistas, feministas e homossexuais."
Essa enorme mistura de coisas novas e experimentais é o pano de fundo para Babylon Berlin, que segundo Tykwer, utilizou os romances de Kutscher como um ponto de partida para explorar o mundo da Berlim dos anos 20.
Fazer uma série como essa na Alemanha - os diretores frequentemente trabalhavam com 2 ou 3 unidades em paralelo - teria sido impossível há alguns anos. Um dos produtores executivos admite que, quando ouviu o projeto pela primeira vez, ele sabia que seria grande demais para apenas um canal alemão ser responsável.
Eles sabiam que a visão que Tom Tykwer tinha para a série seria muito, muito cara. Não conseguiriam fazer sozinhos. O que fez possível, foi a união de vários parceiros.
Pela qualidade do diretor e pelo investimento feito, podemos esperar uma excelente série, mesmo que seja falada em alemão, algo que costuma afastar o público tradicional.
Fonte: THR
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
Céleste (Percy Adlon, 1980)
In 1914, with men gone to war, Marcel Proust hired Céleste Albaret as his attendant. More than eight years later, she was at his side when h...
-
Padre Brown é um personagem fictício , criado pelo novelista inglês G. K. Chesterton, que aparece em 52 contos, e que depois foram compilado...
-
1934. Mrs. Edwina Broome (Natasha Richardson) has just moved into the neighborhood known as "Widows' Peak", so called due to t...


No comments:
Post a Comment