domingo, 19 de dezembro de 2021

O Último Refúgio (The Last Valley), de James Clavell (1971)

Durante meados da Guerra dos Trinta Anos, no século 17, um bando de mercenários protestantes coexiste pacificamente com os aldeões católicos alemães em um idílico vale escondido na montanha, intocado pela guerra.

Baseado em romance de J. B. Dick.

Dirigido pelo escritor James Clavell.

Clavell conhecido por Shogun e roteiro de filmes como Ao Mestre com Carinho, Fugindo do Inferno e A Mosca da Cabeça Branca.

Com Michael Caine, Omar Sharif e Florinda Bolkan

Florinda Bolkan fez grande carreira na Europa. Já postamos dois filmes com ela em nosso blog ou no canal do YouTube/Twitter.

Talvez o elemento mais elogiado da produção seja a trilha sonora de John Barry, então mais conhecido pelas trilhas de James Bond. Em um projeto de preparar um CD especial da trilha sonora deste filme, foi descoberto que as sessões originais de gravação foram perdidas ou destruídas. Mas podemos curtir a trilha no filme, pelo menos.

O Capitão (Sir Michael Caine) faz referência ao Saque da cidade alemã de Magdeburgo tendo ocorrido doze anos antes. O saque aconteceu em 1631, então os acontecimentos do filme acontecem de 1643 a 1644.

Aparentemente, antes deste filme ser feito, a única vez em que um filme mostrou o conflito da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) foi em Rainha Cristina, de 1933.

Veja o filme no link: https://youtu.be/m5VJLSbVPyw


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...