terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Barbarella (1968)

Dirigido por Roger Vadim
Com Jane Fona, John Philip Law, Marcel Marceau, David Hemmings e Ugo Tognazzi.
Baseado na criação de Jean-Claude Forest.

O ano é 40.000. Depois de flutuar na gravidade zero, a astronauta Barbarella aterrissa no planeta congelado Lythion e sai para procurar o renomado cientista Durand Durand (agora sabem de onde a banda tirou o nome) na Cidade da Noite, Sogo, onde um novo pecado é inventado a cada hora. Lá, ela encontra objetos como a Máquina Excessiva, um órgão sexual o qual um artista perito no teclado, neste caso, o próprio Durand Durand, pode levar a vítima à morte por
Milo O'Shea como Durand Durand
prazer; um rainha lésbica que pode fazer as fantasias tomarem forma na Câmara dos Sonhos, e um grupo de mulheres fumando um narguilé gigante que transmite a Essência do Homem através de uma pobre vítima que se debate em um globo de vidro. 

Você não deve deixar de ficar impressionado pelos efeitos especiais até mesmo daquela época e as várias maneiras que eram encontradas para deixar Jane com as roupas mais mínimas possíveis.

A senha de Dildano "Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch", é o nome de um bairro real no País de Gales

As cenas da abertura do filme onde Barbarella parece flutuar ao redor da sua espaçonave foram filmadas com a Jane deitada em um enorme placa de acrílico com o quadro da espaçonave debaixo dela. Foi filmado de cima, criando a ilusão de que ela esteja em gravidade zero.

Ian McKellen voou até Roma para fazer um teste para um personagem. Embora ele não tivesse ganho o papel, ele disse à Empire Magazine que Jane Fonda fez café da manhã para ele, enquanto ele estava esperando para fazer o teste.

Barbarella viaja para a cidade maligna de SoGo. O nome é uma referência para as cidades bíblicas de Sodoma e Gomorra.


Jane e Dildano (Hemmings)
O ator inglês David Hemmings substituiu o ator italiano Antonio Sabato no papel de Dildano. Fotos de bastidores existem de Sabato fazendo a famosa ‘mão do sexo’ com Jane. A atuação de Sabato foi considerada séria demais e foi trocada por uma atuação com um tom mais cômico, com Hemmings.

A versão original europeia do filme tinha toda a nudez intacta em sua estreia nos cinemas.

A própria Jane Fonda dublou a versão em língua francesa do filme.


Jane e Roger Vadim
Enquanto ainda estava vivo, Roger Vadim estava interessado em fazer uma continuação, com ou Sherilyn Fenn ou Drew Barrymore fazendo Barbarella, mas acabou nunca acontecendo.

O criador do personagem, Jean-Claude Forest, baseou Barbarella em Brigitte Bardot.

Jane e Roger Vadim eram casados na época em que o filme foi lançado.

Cartazes e fotos do filme continham a cena de sedução entre Barbarella e a Rainha Negra em uma cama. Mas essas cenas nunca apareceram no filme.


Marcel como Dr Ping
Dr. Ping foi feito pelo famoso mímico francês Marcel Marceau, que foi ironicamente colocado em um papel em que falava demais.

David Gilmour, o guitarrista do Pink Floyd, foi um dos que executaram a trilha sonora do filme

Barbarella foi a primeira heroína de ficção científica dos quadrinhos a ter uma adaptação para o cinema, Seus companheiros masculinos, Flash Gordon e Buck Rogers primeiro aparecerem em séries.

Pelo seu papel neste filme, o jornal New York Times classificou a atriz Jane Fonda como “ a deusa do sexo dos anos 60”.

Terry Southern gostou de escrever o roteiro, especialmente para o ‘strip tease” da abertura e as cenas que envolviam pequenos brinquedinhos robôs que perseguiam Barbarella para mordê-la. Southern disse que gostou de trabalhar com Roger Vadim e Jane Fonda, mas teve problemas com o produtor Dino de Laurentiis, cuja prioridade era fazer um filme barato, não um bom filme.

O filme foi feito antes de Jane Fonda entra na sua fase política. Anos mais tarde, ela iria nos protestos contra a guerra do Vietnã e seria chamada de Hanoi Jane.

Nos quadrinhos, Barbarella era uma fora da lei. O filme omite algumas de suas aventuras em Lythion, incluindo um encontro com uma vilã chamada Gorgon, cuja face se tornava uma duplicata da face de quem a olhava. A nave não era consertada, assim nos primeiros quadrinhos, ela ficava presa em Lythion.

O diretor de fotografia, Claude Renoir, era filho do ator Pierre Renoir e sobrinho do diretor Jean Renoir e também neto do famoso pintor impressionista Pierre-Auguste Renoir.

Os quadrinhos originais não tinham Durand-Durand e nada de raio da morte. A cidade era construída ao redor de um monstro que soltava gás através de uma série de dutos e a Grande Tirana usava um tapa olho para ocultar sua identidade.

Sophia Loren declinou aceitar o papel título do filme.

Foi o único filme de ficção científica de Jane Fonda.

Mike Myers baseou a personagem Felicity Shagwell, feita por Beyonce, para seu filme Austin Powers: O Agente 'Bond' Cama (1999) de alguma forma em Barbarella

Dentro da cápsula espacial de Barbarella, geralmente mostrada na parte esquerda, há uma parte da famosa pintura “Um Domingo de Tarde na Ilha de La Grande Jatte - 1884” do pintor Georges Seurat. Seurat era contemporâneo do compatriota pintor, Pierre-Auguste Renoir, o avô do diretor de fotografia, Claude Renoir. A pintura foi depois inspiração para Stephen Sondheim em seu musical “Domingo de Tarde no Parque com George”

Os primeiros quadrinhos de Barbarella, feitos por Jean-Claude Forest, sairam em 1962 e depois publicados em uma série de quatro ‘graphic novels’ entre os anos de 1962 e 1982. O filme foi feito cerca de seis anos depois da primeira serialização em 1968.

John Philip Law faz o personagem Pygar, Annita Pallenberg a Grande Tirana, Milo O'Shea o Durand Durand, Marcel Marceau o Professor Ping, David Hemmings faz Dildano e Ugo Tognazzi faz Mark Hand. Todos eles, inclusive o diretor Roger Vadim, já faleceram. A única atriz do elenco, Jane Fonda, ainda está viva e linda como sempre, participando recentemente da entrega do Oscar de Melhor Filme em 2020.

Fonte: imdb

Abaixo link para o filme em alta resolução:
https://odobagg-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/moegtufwc_od_obagg_com/EdxwOyWqP0VKhaSBa-Y6lWgBYaRIn0FTIYUU0c85Uv9Mkw?e=IBPtAu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...