quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

A Ilha dos Birutas ou "Gilligan´s Island" - Série Clássica de 1964 a 1967

Quem não gosta do Gilligan? A Ilha dos Birutas foi uma série de muito sucesso dos anos 60.

O enredo é sobre o que seria uma viagem de turismo de três horas com o barco S.S. Minnow, que acaba pegando uma tempestade e encalha em uma ilha desconhecida.

Da esquerda para a direita em sentido horário:
O casal milionário, Professor, Ginger, Capitão, Mary Ann e
Gilligan ao centro.
Veja abaixo abaixo algumas curiosidades sobre a série estrelada por Bob Denver como Gilligan, Alan Hale Jr. como o Capitão, Jim Backus e Natalie Schafer como o casal de milionários, Tina Louise como Ginger, Russell Johnson como o Professor e Dawn Wells como Mary Ann.

Nos créditos da primeira temporada, Russell Johnson e Dawn Wells eram relegados a serem simplesmente ‘o resto’, devido ao fato de que a atriz Tina Louise insistia de que ninguém deveria aparecer após o seu nome nos créditos. Isso mudou na segunda temporada, quando Bob Denver exigiu que a eles fossem dados a mesma participação nos créditos iniciais e assim mudando a música para “O Professor e Mary Ann”. O produtor Sherwood Schwartz, que compôs as músicas das duas temporadas, havia dito que não ocorreu a ele de que o Professor e Mary Ann se tornassem personagens importantes.

Alan Hale Jr. estava filmando em externas em Utah, quando recebeu um telefonema para voltar para Los Angeles para fazer um teste para a série. Ele cavalgou em um cavalo até a rodovia mais próxima, pegou carona para Las Vegas e pegou um voo para Los Angeles, para fazer o teste com Bob Denver.

O set da lagoa foi o mesmo usado no filme O Monstro da Lagoa Negra (1954).

Raquel Welch tez teste para o papel de Mary Ann.

O set da lagoa era localizado no terreno da CBS em Studio City, Califórnia. Se as cenas lá fossem filmadas cedo demais ou tarde demais, os microfones poderia gravar o som do tráfego da rodovia próxima.

Sherwood Schwartz declarou que, apesar do contrário do que se pensa, “Robinson Crusoé” não foi a inspiração para a série, mesmo sendo um dos seus livros favoritos e é referenciado na música de encerramento de cada episódio.

Sherwood Schwartz levou a ideia da série para os executivos da CBS várias vezes e sempre recusavam, porque achavam que seria um grande fracasso. Depois de muita persistência, ele ganhou o sinal verde para fazer o episódio piloto em 1963. Durante a primeira temporada, os críticos não gostavam, mas o público adorava. A série foi um grande sucesso e hoje é um clássico.

De acordo com o produtor Sherwood Schwartz, os sete náufragos era arquétipos dos sete pecados capitais. Gilligan - a preguiça, o Capitão, a ira, o Professor, o orgulho, o Sr, Howell, a ganância, a Sra. Howell a gulodice, Ginger,a luxúria e Mary Ann, a inveja.

O piloto original, chamado de “Marooned”, e que somente foi ao ar em 1992, teve uma pequena trilha sonora composta nada mais nada menos que por John Williams (Star Wars).

A série foi em preto e branco de 1964 a 1965 e em cores de 1965 a 1967.

Veja o primeiro episódio da 'saga' de Gilligan. Link abaixo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...