Thursday, February 27, 2020

A Ilha dos Birutas ou "Gilligan´s Island" - Série Clássica de 1964 a 1967

Quem não gosta do Gilligan? A Ilha dos Birutas foi uma série de muito sucesso dos anos 60.

O enredo é sobre o que seria uma viagem de turismo de três horas com o barco S.S. Minnow, que acaba pegando uma tempestade e encalha em uma ilha desconhecida.

Da esquerda para a direita em sentido horário:
O casal milionário, Professor, Ginger, Capitão, Mary Ann e
Gilligan ao centro.
Veja abaixo abaixo algumas curiosidades sobre a série estrelada por Bob Denver como Gilligan, Alan Hale Jr. como o Capitão, Jim Backus e Natalie Schafer como o casal de milionários, Tina Louise como Ginger, Russell Johnson como o Professor e Dawn Wells como Mary Ann.

Nos créditos da primeira temporada, Russell Johnson e Dawn Wells eram relegados a serem simplesmente ‘o resto’, devido ao fato de que a atriz Tina Louise insistia de que ninguém deveria aparecer após o seu nome nos créditos. Isso mudou na segunda temporada, quando Bob Denver exigiu que a eles fossem dados a mesma participação nos créditos iniciais e assim mudando a música para “O Professor e Mary Ann”. O produtor Sherwood Schwartz, que compôs as músicas das duas temporadas, havia dito que não ocorreu a ele de que o Professor e Mary Ann se tornassem personagens importantes.

Alan Hale Jr. estava filmando em externas em Utah, quando recebeu um telefonema para voltar para Los Angeles para fazer um teste para a série. Ele cavalgou em um cavalo até a rodovia mais próxima, pegou carona para Las Vegas e pegou um voo para Los Angeles, para fazer o teste com Bob Denver.

O set da lagoa foi o mesmo usado no filme O Monstro da Lagoa Negra (1954).

Raquel Welch tez teste para o papel de Mary Ann.

O set da lagoa era localizado no terreno da CBS em Studio City, Califórnia. Se as cenas lá fossem filmadas cedo demais ou tarde demais, os microfones poderia gravar o som do tráfego da rodovia próxima.

Sherwood Schwartz declarou que, apesar do contrário do que se pensa, “Robinson Crusoé” não foi a inspiração para a série, mesmo sendo um dos seus livros favoritos e é referenciado na música de encerramento de cada episódio.

Sherwood Schwartz levou a ideia da série para os executivos da CBS várias vezes e sempre recusavam, porque achavam que seria um grande fracasso. Depois de muita persistência, ele ganhou o sinal verde para fazer o episódio piloto em 1963. Durante a primeira temporada, os críticos não gostavam, mas o público adorava. A série foi um grande sucesso e hoje é um clássico.

De acordo com o produtor Sherwood Schwartz, os sete náufragos era arquétipos dos sete pecados capitais. Gilligan - a preguiça, o Capitão, a ira, o Professor, o orgulho, o Sr, Howell, a ganância, a Sra. Howell a gulodice, Ginger,a luxúria e Mary Ann, a inveja.

O piloto original, chamado de “Marooned”, e que somente foi ao ar em 1992, teve uma pequena trilha sonora composta nada mais nada menos que por John Williams (Star Wars).

A série foi em preto e branco de 1964 a 1965 e em cores de 1965 a 1967.

Veja o primeiro episódio da 'saga' de Gilligan. Link abaixo:


No comments:

Post a Comment

Eternity and a Day - Mia aioniotita kai mia mera (1998)

Alexander, an old writer, is ill and prepared to die. He says his goodbyes and recalls his life with his wife long ago. While driving his ca...