sábado, 4 de maio de 2013

Tempestade sobre Washington

Este filme, cuja tradução literal do título seria Aconselhamento e Consentimento, é sobre uma sabatina feita pelo Senado Americano para uma nomeação de um secretário de estado, feita pelo Presidente dos EUA. 
Este filme é da década de 60, mais especificamente 1962, então no ano da crise dos mísseis de Cuba, o auge da guerra fria e o medo dos americanos perante a propagação do comunismo.
Apesar do tema datado, existem as peculiares manobras dos partidos e a chantagem pessoal, ainda presentes nos dias de hoje, como em nosso tão merecidamente criticado Congresso Brasileiro.
O filme tem elenco estelar: Henry Fonda, Charles Laughton, Walter Pidgeon, Franchot Tone, Don Murray, Peter Lawford, Burgess Meredith e Gene Tierney em um papel pequeno.
A direção cabe a Otto Preminger, que já havia dirigido O Cardeal e Exodus.
Curiosidade: Otto chegou a fazer o Mr. Freeze (Sr. Gelo) de Batman em 1966, assim como Burgess Meredith, que participa em um papel-chave nesse filme, que fez o Pinguim.
O papel de Peter Lawford parece ter sido inspirado em John Kennedy. Peter era casado com a irmão de John. Coincidência ou não, há um viés de "womanizer" para o papel de Peter no filme. Foi o último fim do grande Charles Laughton.
Havia legendas em português para esse filme, mas percebi vários erros de tradução e resolvi traduzir, como prefiro em todos os filmes e séries. O meu esmero é um tributo a eles.
Vejam o link de download abaixo:
http://rapidshare.com/files/3834517827/Advise%20and%20Consent%20(1962)_arc.avi


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Revista CineTV na Bluesky

Para o público brasileiro. Estou na rede social BLUE SKY, colocando os filmes que publico no blog e nos meus canais no YouTube. Tem apenas 8...