sexta-feira, 1 de março de 2024

Simonal (2018)

A spectacular rise and a hard fall. So it can be resumed the life of Simonal. Phenomenon of popularity in the mid 1960s, Simonal saw his meteoric career fall apart when he was accused of collaborating with the dictatorship.


Director

Leonardo Domingues


Stars

Fabrício Boliveira, Isis Valverde, Leandro Hassum


Subs: Portuguese, English.

YOUTUBE LINK: https://youtu.be/YzjqJGWOXro

Copyright-protected content. The owner allows the content to be used on YouTube


Para o público brasileiro:

Um dos maiores cantores brasileiros de todos os tempos e o primeiro artista cancelado (como é moda atualmente nas redes sociais) pela mídia.

Há um bom documentário sobre ele no YouTube neste link: https://youtu.be/ItVY5xs3_VM Talvez explique melhor que o filme.

Todo estava uma maravilha para Simonal, famoso, fazendo mais de 200 shows por ano (naquele tempo shows não davam tanto dinheiro), até que em 1971 ocorreu uma hecatombe na vida do Simonal, que depois disso, nunca mais se recuperou até sua morte cerca de 29 anos depois.

Seu contador disse a ele que Simonal Produções estava falida, quebrada. Simonal faturava muito, mas também gastava exageradamente. Até hoje, não consigo entender por que Simonal não pediu para seu contador mostrar detalhadamente o os motivos pelos quais ele estaria quebrado. E por que seu contador não fez questão de insistir em explicar a Simonal o motivo pelo qual ele dizia que o cantor estava quebrado?

Simonal não entendeu e achou que seu contador estava lhe passando a perna. Ele tinha alguns policiais amigos, que eram do DOPS, o Departamento de Ordem e Política Social, criado pelo Estado Novo na década de 20 e depois utilizado pela Ditadura Militar pós 64, para ser um órgão de vigilância contra subversivos ao regime. O que era para ser um leve pressão sobre o contador para ele confessar, acabou indo para tortura.

Depois disso, como pode ser visto no vídeo, tudo degringolou e Simonal acabou ficando com pecha de delator, de alcagueta.

Na minha opinião, a mídia acabou crucificando Simonal, embora ele tenha cometido um grande erro. O cantor, ao final da vida, confessou que errou, mas jamais delatou alguém. Eu também acho que ele não delatou ninguém. Tudo foi uma história mal contada e mal compreendida. O Simonal queria fazer seus shows, ganhar muito dinheiro e gastar muito dinheiro. É isso que ele queria. Com todos os seus shows, ele não teria tempo para ficar delatando alguém. Todos os artistas se queixavam da ditadura, mas não tinham vocação para promover atos subversivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Appointment in Bray - Rendez-vous à Bray - (1971)

In 1917, the First World War is raging. Julien is from Luxemburg, so instead of having to go to war he studies piano in Paris. One day his f...