segunda-feira, 18 de maio de 2020

O Grupo (The Group) - 1966 - de Sidney Lumet

É raro encontrar um filme ruim do grande diretor Sidney Lumet.
Este filme 'O Grupo' foi depois de outro ótimo filme dele, "A Colina dos Homens Perdidos" (The Hill).

'O Grupo", relata sobre oito jovens mulheres, em 1933, amigas próximas de um grupo no South Tower College, de classe alta, que se formam e começam suas vidas de adultas. O filme documenta os anos entre a graduação e o começo da Segunda Guerra Mundial na Europa. E mostra seus romances e casamentos, suas buscas na carreira e significado para suas vidas, os altos e baixos.

Estrelado por Candice Bergen (Lakey), Joan Hackett (Dottie), Elizabeth Hartman (Priss), Shirley Knight (Polly), Joanna Pettet (Kay), Mary-Robin Redd (Pokey), Jessica Walter (Libby), Kathleen Widdoes (Helena), Richard Mullingan e Larry Hagman entre outros.

É baseado em livro homônimo de 1963 da novelista americana Mary McCarthy (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mary_McCarthy).

As cenas da faculdade foram filmadas no Connecticut College para mulheres. O livro foi um pouco autobiográfico de Mary McCarthy e suas amigas que estiverem no Vassar College, um dos mais tradicionais da cidade de Nova York. Em 1969, ambos as faculdades começaram a admitir homens.

Foi o primeiro filme de Hal Holbrook ( que no filme faz o papel de Gus Leroy). Hal ficou depois conhecido pelo papel de "Garganta Profunda" de "Todos os Homens do Presidente", filme que em breve estará aqui nesse blog.


Também foi o primeiro filme de Candice Bergen, Joan Hackett e Joanna Pettet.

O papel de Mr. Schneider foi feito por Baruch Lumet, pai do diretor Sidney Lumet.

Com um orçamento de US$2.600.000, foi o filme mais caro a ser feito em Nova York naquela época.

O filme acontece entre Junho de 1933 a Maio de 1940.

Joan Hackett (Dottie) e Richard Mulligan (Dick Brown) eram casados na vida real. De 1966 a 1973.

Sidney Lumet aceitou dirigir o filme puramente com base no roteiro de Sidney Buchman, a quem ele elogiava muito e a cujo roteiro não faria alterações. Ele leu o livro de Mary McCarthy só apenas mais tarde e dizia que o roteiro tinha melhorado o livro.

Veja abaixo o link para ver o filme:
https://odobagg-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/moegtufwc_od_obagg_com/EZu9S8AIBQlCozY4J-P97JwBQeOge20Dtf4qTAQ7qm7LIA?e=fVUjg3



Nenhum comentário:

Postar um comentário