sexta-feira, 17 de abril de 2020

Cinco Covas no Egito (1943) - Um Clássico do diretor Billy Wilder

"Five Graves to Cairo" é um filme de guerra feito pelo mestre diretor Billy Wilder.

Com roteiro de Charles Brackett e do próprio Billy Wilder.

O pano de fundo é a 2ª Guerra Mundial. Junho de 1942, com o exército britânico recuando após vitórias de Rommel no deserto, deixa apenas um sobrevivente na fronteira do Egito, o soldado John Bramble, que encontra refúgio em um remoto hotel no deserto e que logo vai se tornar um quartel general dos alemães. Bramble assume outra identidade, que pode ser arriscada. O convidado de honra é nada menos que o Marechal Rommel (vivido por Erich von Stroheim), que vai acabar dando indicações sobre sua estratégia secreta, com o nome de código "Cinco Covas".
Isso leva ao significado do título do filme "Cinco Covas para Cairo" ou "Cinco Covas no Egito", título original no Brasil. Na verdade, se referiam a cinco depósitos enterrados de combustível e suprimentos. O local secreto era identificável em cada letra da palavra Egito em um mapa do país, que foi secretamente estabelecido antes da 2ª Guerra para a preparação da invasão do Egito pela Alemanha.

Bastidores do filme conforme site IMDb.
Erich e Billy Wilder à direita
Erich von Stroheim insistiu muito em 'melhorar' seu próprio uniforme e teve permissão do estúdio Paramount para criar sua própria vestimenta, assim como seu cabelo e maquiagem. Ele estudou fotografias de Rommel e fez pedidos específicos para equipamentos, roupas e adereços. Estes incluíam óculos de campo alemães, uma câmera Leica de 35mm com filme verdadeiro dentro.Todos os itens tinham que funcionar de verdade.Von Stroheim dizia que sua atuação poderia ser prejudicada, se não contasse com itens verdadeiros. O diretor Billy Wilder chegou a questionar o ator sobre o filme que tinha dentro da câmera, pois não seria visto pelo público. Von Stroheim respondeu que o público sempre percebe se um adereço é genuíno ou falso. 

O tanque visto no começo do filme era um tanque americano e não um tanque inglês. Foi emprestado para a produção por uma base americana próxima. A produção tentou obter um inglês, mas a solicitação foi negada.

O filme utiliza elementos históricos da Segunda Guerra Mundial relativos à campanha militar no Norte da África, que eram assuntos correntes da época e tinha acontecido há poucos meses do momento da produção e estreia do filme

Para a primeira cena de Erich von Stroheim como o Marechal Rommel, o diretor Billy Wilder o fotografou em um 'close' por detrás do pescoço do ator. Wilder disse que ele, de pé com seu pescoço rígido em primeiro plano, poderia expressar mais do que quase qualquer ator com o próprio rosto.

Von Stroheim era um ídolo para Wilder. Veja mais a respeito de Stroheim aqui: https://www.infopedia.pt/$erich-von-stroheim
Logo que o ator chegou ao set de filmagem, o diretor correu até o camarim para saudá-lo. Ele disse. "Este é um grande momento na minha vida... que eu possa agora dirigir o grande Stroheim. O seu problema, eu creio, foi de que você esteve dez anos à frente do seu tempo. Von Stroheim respondeu, "Vinte anos".


Franchot, Anne e Erich
No filme, quando Rommel diz a Mouche (Anne Baxter) que o julgamento dela não seria conduzido sob a lei germânica a fim de que "mostrássemos a vocês que não somos os bárbaros que vocês imaginam de nós, mas de acordo com a sua própria lei, o Código Napoleônico. Isto foi, de acordo com Leonard Rubinstein em seu livro "Os Grandes Filmes de Espião", uma referência para o personagem Rauffenstein  feito por von Stroheim no filme "A Grande Ilusão" de Jean Renoir, de 1937.

Billy Wilder fez apenas dois filmes de guerra. Este e o o filme "O Inferno 17" (Stalag 17), de 1953, com William Holden. Ambos os filmes receberam três indicações ao Oscar. Cinco Covas no Egito recebeu indicações para cinematografia, direção de arte e edição. Stalag 17 recebeu para Diretor, Melhor Ator e MelhorAtor Coadjuvante.

Embora o local do filme seja a ficcional cidade egípcia de Sidi Halfaya, a cidade originalmente programada era para ser a cidade de Sidi Barani, que foi capturada pelo Afrika Corps de Rommel em 1941 e retomada pelos britânicos no ano seguinte.As cenas de deserto foram filmadas nas dunas perto de Yuma no Arizona. A filmagem também aconteceu na Califórnia, onde as cenas de batalha foram feitas, com a assistência de tropas do exército americano.

O cinematógrafo (que antes era denominado fotógrafo) do filme foi John F. Seitz e participou de outros filmes com Billy Wilder. Ambos examinaram em detalhe um grande número de fotos preto e branco dos locais reais mostrados no filme, inclusive fotos de batalhas, a fim de dar ao filme a melhor autenticidade. Este filme usou cenas reais de combate da Batalha de El Alamein.

Este filme de espionagem inspirou uma operação de espionagem real. O ator Miles Mander parecia tanto com o General Montgomery que a Inteligência Britânica tentou contratá-lo para servir de dublê de Montgomery  para uma missão de enganar os alemães sobre o local real da invasão do Dia D. Contudo, Mander era alto demais, assim eles encontraram um comediante australiano, M.E. Clifton James para se fingir de Monty. Eles enviaram o falso Monty (Montgomery) para Gibraltar para fazer os alemães pensarem que os britânicos iriam invadir pelo Sul da França, antes de atacarem o norte.


Anne Baxter e Franchot Tone
A maior parte dos soldados alemães foram feitos por atores alemães, com exceção de Rommel, que foi feito por Erich Von Stroheim, nascido na Áustria.
Todos os personagens do filme foram feitos por atores de várias nacionalidades diferentes dos seus personagens. O ator inglês, John Bramble, é feito por um americano, Franchot Tone. O marechal alemão Rommel é feito por um austríaco; o dono do hotel egípcio é feito por um russo (da Geórgia) Akim Tamiroff; a camareira francesa Mouche, feita pela americana Anne Baxter.

Anne faz a camareira francesa Mouche. Mouche seria uma corruptela de uma gíria em alemão para genitália feminina. Na verdade, Muschi é que seria a gíria. Mouche é uma palavra francesa, que pode significar espiã. 


Os alemães são feitos por atores alemães e falam com sotaque, exceto Stroheim, que havia emigrado da Áustria para os EUA na idade de 24 anos e seu sotaque aparece ocasionalmente. O ator Franchot Tone, que faz o militar inglês, é americano e fala com sotaque americano. Anne Baxter, que faz um francesa é americana, contudo tem um bom sotaque francês.

O diretor Cameron Crowe chegou a descrever este filme como o precursor da franquia de filmes de Indiana Jones.

A trilha sonora foi composta por Miklós Rózsa, ainda não tão famoso, mas atuando desde 1937.

Para finalizar, não deixem de ver a magnífica fotografia em preto e branco de Cinco Covas no Egito e com uma resolução espetacular de 1080p. Belíssimo para um filme de mais de setenta anos.
A razão da beleza do filme é que o filme foi feito com a técnica Chiaroscuro (literalmente, claro-escuro), um efeito de usar diferente tons de contraste claro e escuro.


Segue abaixo o link para baixar o filme:
https://odobagg-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/moegtufwc_od_obagg_com/EXUJMXRJTClMlwn8pbcrTgwBWNwS_rGLATxmNn_vXTSw5g?e=bDlPaC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...