sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Crepúsculo das Águias - The Blue Max - 1966

Filme de guerra com George Peppard, James e Ursula Andress. Dirigido por John  Guilhermin.

Ganhou um BAFTA por Melhor Direção de Arte.

Situado na 1ª Guerra Mundial, na força aérea alemã de 1918.

Belíssima fotografia aérea e não menos belíssima trilha sonora de Jerry Goldsmith.

O enredo é sobre um jovem piloto (Peppard), conhecido por não ser um piloto cavalheiro, tenta ambiciosamente ganhar a medalha oferecida para os pilotos que abaterem 20 aviões. E Peppard (Stachel) cobiça a esposa (a deusa Ursula Andress) do general (James Mason). 


Curiosidades:
O ator George Peppard voou em uma das réplicas Pfalz fora da tela, mas não pilotou para as cenas do filme.

Um dos pilotos dos aviões era Joan Hughes, que tinha sido a piloto mais jovem aos 17 anos d Inglaterra. Na 2ª Guerra, ela foi a primeira instrutora de voo e a primeira mulher capacitada a treinar em todos os aviões militares da época.

O número de série para o triplano vermelho de Richthofen era 425/17 e foi corretamente indicado no filme

O piloto Derek Piggot, fez os voos de Stachel e de Von Klugermann para a cena da ponte. Com ângulos múltiplos da câmera de filmagem (incluindo uma de um helicóptero), Piggott fez o voo debaixo da ponte por mais de vinte vezes. Para provar que a cena era real, ovelhas foram colocada no campo próximo à ponte, para que elas corressem à medida em que o avião se aproximava. Contudo, como pode ser visto depois, pela vigésima tomada, as ovelhas não se importavam mais e não se espalhavam

A Fox não conseguiu alugar nenhum dos aviões que sobraram da 1ª Guerra . Teve que construir por conta própria. As aeronaves foram depois usadas em filmes como “Lili, Minha Adorável Espiã”

Karl Michael Vogler-Hauptmann (Capitão) Heidemann e James Mason - General Klugermann - ambos fizeram o papel de Rommel: Vogler em Patton, Rebelde ou Herói? (1970), e Mason em A Raposa do Deserto (1951) e novamente em Ratos do Deserto (1953).

"Stachel" quer dizer a palavra ‘ferrão’ em alemão.

Ursula Andress foi dublada por Nikki Van der Zyl, que já tinha dublado ela em O Satânico Dr. No (1962).

O filme acontece em 1918 principalmente, conforme informa o filme no começo, com nenhuma data específica além de 1918. A maior ofensiva histórica relatada no filme, na qual Stachel e o esquadrão atuaram, iniciou em 21 de março de 1918 e foi chamada de "Kaiserschlacht" pelos alemães e “Ofensiva da Primavera” pelos demais. Quando Stachel é ferido, ele se encontra com o famoso Barão Von Richthofen, que foi morto em ação em 21 de abril, significando que o encontro entre os dois ocorreu entre essas datas

Hauptmann (Capitão) Heidermann avisa os pilotos pilots Stachel e Klugerman (Peppard e Kemp respectivamente) para tomarem cuidado com os dois triplanos (Fokker Dr.1) por eles ‘serem os últimos que eles provavelmente iria ter’. Isto, na verdade, não teve nada a ver com o fato de que a Alemanha estivesse perdendo a guerra e a fábrica não pudesse manter a demanda. Na realidade, apenas 320 unidades desse modelo foram feitas durante a guerra, comparado com a aeronave anacrônica  Fokker D.VII de Stachel dos quais 3.300 foram construídos durante o período de 6 meses entre Maio de 2018 e Novembro de 2018.

Embora Willi Von Klugermann (Kemp) pareça mais velho que Bruno Stachel (Peppard), na vida real Peppard era 6 anos e meio mais velho que Kemp.

Também na vida real Kemp viveu mais que Peppard. Kemp faleceu aos 84 em 2019. E Peppard em 1994 com 65 anos.

Do elenco principal, apenas Ursula Andress está viva. Fará 84 anos em Março de 2020.

A cerca de 50 minutos de filme, logo que o personagem deGeorge Peppard vai buscar a ‘champagne cor de rosa’, um mensageiro entra rapidamente, vestindo um casaco de chuva cinza. Ele tem altura mediana e tem cabelo castanho partido de um lado. Ele vira para sua esquerda para dar a mensagem a alguém. Seu bigode escovinha é levemente visível. Foi uma referência a Adolf Hitler, que foi mensageiro na 1ª Guerra. Ele não usava um bigode escovinha na época, mas o ator que faz o papel do mensageiro parece muito com ele.

Três anos depois que o filme estreou, Karl Michael Vogler e Harry Towb apareceram novamente no filme "Patton;" Vogler como Rommel e Towb como o cozinheiro que Patton dá uma chamada por deixar o refeitório aberto por tempo demais.

James Mason como General Klugermann
James Mason apareceu como nazista em pelo menos cinco filmes : 'The Desert Fox' (1951), '5 Fingers' (1952), 'The Desert Rats' (1953), 'The Blue Max' (1966), e 'The Boys From Brazil' (1978) assim como o papel de um ex-nazista em 'The Man In Between' (1953).

Assista o filme abaixo em alta resolução:




Fonte: IMDB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

November - Rehepapp - (2017)

November is based on Estonian novel "Rehepapp" by Andrus Kivirähk, a bestseller of the last twenty years. The film is a mixture of...