sábado, 18 de janeiro de 2020

Conspiradores - Filme Noir de 1944

Título Original: The Conspirators

Escolhi este filme por dois motivos principais: pelo ótimo diretor Jean Negulesco e pelo ator Paul Henreid. De brinde, vieram Hedy Lamarr, Peter Lorre e Sidney Greenstreet. Estes dois últimos são presenças comuns em filmes ‘noir’ e filmes de intriga. Hedy Lamarr, além da sua beleza estonteante, por ter participado de “Sansão e Dalila”.
O enredo desse filme é sobre Paul Henreid como Vincent Van Der Lyn, um membro da resistência holandesa na Segunda Guerra, que acaba sendo forçado a ir para Lisboa, a fim de escapar dos nazistas. Lá, ele encontra um pequeno grupo de conspiradores. O líder do grupo, Ricardo Quintanilla, feito por Sidney Greenstreet, sabe que um dos membros desse grupo está espiando para os nazistas e quer que Van Der Lyn ajude a identificar o traitor.
Este filme tem muitas similaridades com “Casablanca”, feito 2 anos antes. Além do enredo mexendo com intrigas anti-nazistas, o elenco traz Paul Henreid, Sidney Greenstreet e Peter Lorre, que todos apareceram em “Casablanca”. E também do compositor da trilha sonora, Max Steiner , do diretor de fotografia, Arthur Edeson e do estúdio, Warner Bros. Hedy Lamarr chegou a ser considerada para o papel de “Ilsa”, que acabou ficando com Ingrid Bergman. Hedy já havia aparecido no filme “Argélia” , de 1938, que também tinha um enredo similar a Casablanca.

O diretor Don Siegel, que ficou com a direção de filmes policiais com Clint Eastwood, iria estrear como diretor para este filme, mas depois de uma discussão com o chefe da Warner, Jack Warner, ele foi ‘rebaixado’ a diretor assistente e Jean Negulesco foi contratado para dirigir o filme.

Link do filme abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário