sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Les Misérables (1935)

Depois de um pouco de atraso, estou colocando abaixo o link no Twitter do filme Les Misérables (Os Miseráveis), baseado no livro homônimo de Victor Hugo.

Para mim, esta é a melhor versão para o cinema.

O elenco é superstar: nada mais, nada menos que Fredric March, Charles Laughton e Cedric Hardwicke.
Fredric March desempenha o papel principal, Jean Valjean.
Charles Laughton o do Inspetor Javert. E Cedric faz o papel do Bispo Bienvenu.

A fotografia, ou a cinematografia como denominam hoje, é do cultuado Gregg Toland. O mesmo de Cidadão Kane. Percebam as sombras que ele faz refletir nos atores.
A direção é de Richard Boleslawski, que teve carreira curta no cinema, morrendo aos 47 anos, dois anos depois da conclusão deste filme.

Algumas curiosidades: A menina que faz o papel da pequena Cosette, foi a atriz Marilyn Knowlden, que está viva até hoje, com 86 anos.
Fredric March também faz um outro papel no filme: o do mendigo Champmathieu, que é julgado na corte como se fosse o Jean Valjean.

O link (via Dropbox) está no Twitter (@valfernandes).
Se houver algum problema, avise-me nos comentários deste post.

P.S. - Já estou finalizando Tempestade em Washington (Advise and Consent) para ser postado no blog em alguns dias. Charles Laughton também estará nesse filme.

E, para não deixar de falar,  continuamos com a mediocridade do canal TCM, que deveria ser escrito em letras minúsculas, tal a pobreza e repetição em sua programação.

Acabo de assistir no TCM o filme o Homem do Terno Cinzento de 1956, com Gregory Peck e a dublagem estava com som horrível. Filmes clássicos em que a dublagem estivesse desgastada com o tempo, deveriam ser redubladas. Como cuidam mal de grandes obras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.